A cidade como acontecimento ou a propósito de Acidente

Autores

  • Rafael de Almeida Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.1.24904

Palavras-chave:

dispositivo, acontecimento, Acidente (filme).

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca da forma em que os conceitos de dispositivo e acontecimento se relacionam na escritura cinematográfica à luz de Acidente (Cao Guimarães, Pablo Lobato, 2006). Partimos da hipótese que o dispositivo que dá forma ao filme revela uma dimensão política de sua tessitura, ao propiciar ao espectador novas experiências com o sensível, capazes de promover o aprimoramento do olhar. Por meio de uma análise fílmica centrada no caráter de dispositivo do filme, discutimos seus desdobramentos estéticos, tais como a dilatação da temporalidade, a preferência pelo silêncio, a mescla de suportes etc. Por fim, sugerimos a impossibilidade de dissociar a imagem do acontecimento que a gerou e propomos que as cidades filmadas de Acidente devem ser percebidas como imagens-acontecimento, capazes de revelar a potência do ordinário e do insignificante.

Biografia do Autor

Rafael de Almeida, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Referências

ALMEIDA, Rafael de. Aquele eu que vejo no outro: o dispositivo em Rua de Mão Dupla, de Cao Guimarães. In: MARTINS, Alice Fátima; SATLER, Lara Lima (Orgs.). Imagens, olhares, narrativas. Curitiba: CRV, 2016.

BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 2004.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocência perdida - cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2007a.

______. Do acontecimento. In: Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2007b.

GUIMARÃES, Cao; LOBATO, Pablo. Sinopse e Comentário. Site Cao Guimarães, 2006. Disponível em: <http://www.caoguimaraes.com/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/2006-acidente.zip>. Acesso em: 18 jun. 2017.

LOBATO, Pablo. Processo de criação. Site Cao Guimarães, 2006. Entrevista concedida ao release para divulgação da obra. Disponível em: <http://www.caoguimaraes.com/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/2006-acidente.zip>. Acesso em: 18 jun. 2017.

MESQUITA, Cláudia. A superfície do cotidiano: Uma aproximação a Acidente e Uma encruzilhada aprazível. In: MIGLIORIN, Cezar (Org.). Ensaios no real. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2010.

MIGLIORIN, Cezar. Filme-dispositivo: Rua de mão dupla, de Cao Guimarães. In: CATANI, Afrânio Mendes [et al.] (Orgs.). Estudos Socine de Cinema, Ano VI. São Paulo: Nojosa Edições, 2005.

PARENTE, André. Narrativa e modernidade: os cinemas não-narrativos do pós-guerra. Campinas: Papirus, 2000.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.

SONTAG, Susan. A vontade radical: estilos. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

Referências audiovisuais

GUIMARÃES, Cao.; LOBATO, Pablo. Acidente. [Filme-vídeo]. Produção de Cinco em Ponto e TEIA, direção de Cao Guimarães e Pablo Lobato. Belo Horizonte, 2006. 72 min. color. son.

Downloads

Publicado

2017-09-10

Edição

Seção

Artigos