Televisão e identidade gaúcha no Oeste Catarinense

Autores

  • Franscesco Flavio da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Flavi Ferreira Lisbôa Filho Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.2.24392

Palavras-chave:

Televisão, identidade, estudos culturais, estrutura de sentimento, gauchidade

Resumo

Apesar de pertencer ao estado brasileiro de Santa Catarina, o município de Chapecó apresenta fortes traços da cultura gaúcha, que teve importante papel na colonização da região. Na atualidade estes traços culturais circulam pela mídia local, em especial pelo quadro esportivo diário do telejornal Jornal Almoço da RBS-TV Chapecó, foco de nossa análise. A presença de conteúdos relacionados às duas principais equipes de futebol do Rio Grande do Sul (Internacional e Grêmio) contrastam com a recente ascensão nacional do time de futebol local, a Chapecoense. Com o aporte teórico-metodológico dos Estudos Culturais, buscamos compreender como a cultura e a identidade gaúcha se relacionam na atualidade na cidade conhecida como a capital do Oeste catarinense. Nos apropriamos da hipótese cultural da Estrutura de Sentimento de Raymond Williams para perceber como a cultura se transforma e se relaciona como modo de vida.

Biografia do Autor

Franscesco Flavio da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em MBA em Comunicação pelo Centro de Ensino Superior de Chapecó - Uceff Faculdades. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo. Membro do GP Estudos Culturais e Audiovisualidades.

Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências da Comunicação, área de processos midiáticos, linha mídias e processos audiovisuais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

CAVENAGHI, Beatriz; EMERIM, Cárlida. Os primórdios da televisão em Santa Catarina: mercado e produtos. Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM), v.3, n.1, jan. 2014.

ENNINGER, Rossana Zott. Análise cultural do telejornal local: representação e identidade na RBS TV Santa Rosa. 2015. 199 f. Tese (Mestrado em Comunicação Social), Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

HALL, Stuart. Da Diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LISBOA FILHO, Flavi Ferreira. Mídia regional: gauchidade e formato televisivo no Galpão Crioulo. 2009. 236 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação), Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2009.

MAIA, Paula. Telejornalismo e a construção da realidade: o teatro da vida real. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade do Oeste de Santa Catarina/Campus Chapecó, Chapecó, 2002.

MARQUES, José Carlos. O futebol em Nelson Rodrigues: o óbvio ululante, o Sobrenatural de Almeida e outros temas. São Paulo: Educ/Fapesp, 2003.

SEVERO, Antunes; GOMES, Marco Aurélio. Memória da radiodifusão catarinense. Florianópolis: Insular, 2009.

SILVA, Edinéia Pereira da. A construção de uma memória gaúcha em Santa Catarina. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em História), Faculdade e Filosofia em Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro, Paz e Terra: 1992.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. Trad. André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

WILLIAMS, Raymond. La larga revolución. Buenos Aires: Nova Vision, 2003.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura (W. Dutra, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

WILLIAMS, Raymond. Base e superestrutura na teoria cultural (Bianca Ribeiro, Trad.). Revista USP: São Paulo, n. 66, pp. 209-224, 2005. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i66p209-224

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos