A estética do imaginário no cinema: entre o registro documental e o ficcional

  • André Aparecido Medeiros Universidade Estadual Paulista
  • Demian Garcia Université de Picardie Jules Verne
  • Yannara Negre Marques Universidade de Araraquara
  • Angelica Silveira Baldo Universidade Estadual do Paraná
  • Natália Simões de Campos Universidade Estadual do Paraná
Palavras-chave: cinema, imaginário, fantástico, estética, Méliès

Resumo

O presente artigo trata da relação existente entre o Cinema e o Imaginário numa abordagem transcende que vai desde o espaço físico, propriamente dito, até o ato de pensar e produzir filmes, ainda lista terminologias encontradas para o termo “imaginário” e suas derivações. Por fim, analisa a estética de obras cujo imaginário seja ferramenta narrativa.

Biografia do Autor

André Aparecido Medeiros, Universidade Estadual Paulista
Mestrando em Comunicação Midiática pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP).
Demian Garcia, Université de Picardie Jules Verne
Doutorando em Cinema na Université de Picardie Jules Verne. Professor de som e trilha sonora no cinema na UNESPAR. Bolsista da CAPES - proc. BEX 1149/15-6. Integrante do Grupo de Pesquisa Cinema: Criação e Reflexão (Unespar/Cnpq) e do CRAE: Centre de Recherche en Arts et Esthètique (UPJV). Terminou seu mestrado em Cinema na Université Paris 3 Nouvelle Sorbonne em 2009.
Yannara Negre Marques, Universidade de Araraquara
Especialista em Direção de Arte pela Universidade de Araraquara (2016). Graduada em Cinema e Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (2014). (UNIARA: Rua Carlos Gomes, 1138, Centro Araraquara/SP. CEP: 14801- 340).
Angelica Silveira Baldo, Universidade Estadual do Paraná

Angelica Silveira Baldo. Graduada em Cinema e Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (2014). (UNESPAR, FAP - Faculdade de Artes do Paraná. Rua dos Funcionários, 1357. Cabral. Cep: 80035-050 - Curitiba, PR – Brasil). 

Natália Simões de Campos, Universidade Estadual do Paraná

Graduada em Cinema e Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (2014). (UNESPAR, FAP - Faculdade de Artes do Paraná. Rua dos Funcionários, 1357. Cabral. Cep: 80035-050 - Curitiba, PR – Brasil).

 

Referências

AUGUSTÍN, Álvaro; CUÁRON, Alfonso; NAVARRO, Bertha; TORO, Guillermo del; TORRESBLANCO, Frida. O Labirinto do Fauno (El laberinto del fauno). [Filme-vídeo]. Produção de Álvaro Augustín, Alfonso Cuarón, Bertha Navarro, Guillermo del Toro, Frida Torresblanco, direção de Guillermo del Toro. Espanha, México, Estudios Picasso, 2006. 118 min. color. son.

BERNADET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1999.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

BONAVENTURA, Lorenzo di; SOLOMON, Ed; KIRKPATRICK, Karey. Terra dos Sonhos (Imagine that). [Filme-vídeo]. Produção de Lorenzo di Bonaventura e Ed Solomon, direção de Karey Kirkpatrick. Estados Unidos, Paramount Pictures, 2009. 107 min. color. son.

CASETTI, Francesco. Teorias del Cine. Madrid: Catedra, 1994.

DURAND, Gilbert. O Imaginário – Ensaio acerca das ciências e da Filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 1998.

FANTIN, Mônica. Cinema e Imaginário: a mediação entre o visível e o invisível. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 33, p. 205-224, jun-set 2013. Disponível em: . Acesso em: 02 dez. 2015.

GANZER, Adriana. et al. Infância e Imaginação na Terra do Nunca. Revista Vertentes, Rio de Janeiro, v. 33, 2009. Disponível em:

. Acesso em: 16 mar. 2016.

JEWISON, Norman; MILCHAN, Arnon; ROTHBERG, Jeff. Bogus – Meu Amigo Secreto (Bogus). [Filme-vídeo]. Produção de Norman Jewison, Arnon Milchan e Jeff Rothberg, direção de Norman Jewison. Estados Unidos. New Regency Pictures, 1996. 110 min. color. son.

LAPLATINE, François; TRINDADE, Liana. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2003.

LUMIÈRE, Auguste Marie; LUMIÈRE, Louis Nicholas. A chegada do trem na estação (L'arrivée d'un train à La Ciotat). [Filme]. Produção e direção de Auguste Marie Lumière e Louis Nicholas Lumière. França, 1895. 55 seg. pb. não son.

MACHADO, Kátia; BERNSTEIN, Marcos. Meu Pé de Laranja Lima. [Filme-vídeo]. Produção de Kátia Machado, direção de Marcos Bernstein. Brasil, Pássaro Films, Globo Filmes, 2012. 99 min. color. son.

MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 15, 2001. Entrevista.

MÉLIÈS, George. Un homme de têtes. [Filme]. Produção e direção de Georges Méliès. França, Star Film, 1898. 54 seg. pb. não son.

MÉLIÈS, Georges. Viagem à Lua (Voyage dans La Lune). [Filme]. Produção e direção de Georges Méliès. França, Star Film, 1902. 11 min. pb. não son.

MERTEN, Luiz Carlos. Cinema entre a realidade e o artifício. 2ª. ed. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2007.

MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Tradução de Antonio-Pedro Vasconcelos. Lisboa: Moraes Editores, 1970.

PATERSON, David L.; LEVINE, Lauren; LIEBERMAN, Hal; CSUPÓ, Gábor. Ponte para Terabítia (Bridge to Terabithia). [Filme-vídeo]. Produção de David L. Paterson, Lauren Levine e Hal Lieberman, direção de Gábor Csupó. Estados Unidos, Walden Media, 2007. 96 min. color. son.

RAPKE, Jack; ZEMECKIS, Robert; STARKEY, Steve; HANKS, Tom. O Náufrago (Cast Away). [Filme-vídeo]. Produção de Jack Rapke, Robert Zemeckis, Steve Starkey, Tom Hanks, direção de Robert Zemeckis. Estados Unidos, ImageMovers Digital Playtone, 2000. 143 min. color. son.

SADOUL, Georges. História do Cinema Mundial. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1963.

SANT, Gus Van; HOWARD, Bryce Dallas; HOWARD, Ron; GRAZER, Brian. Inquietos (Restless). [Filme-vídeo]. Produção de Gus Van Sant, Bryce Dallas Howard, Ron Howard e Brian Grazer, direção de Gus Van Sant. Estados Unidos, Columbia Pictures, 2011. 91 min. color. son.

SELZNICK, Brian. A Invenção de Hugo Cabret. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Edições SM, 2007.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003. Metz, Christian (1974a) Language and cinema. Trad. Donna Jean, Haia: Mouton. [Trad. bras.: Linguagem e Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980. (Coleção Debates)]; Metz, Christian (1974b) Film language: A semiotics of the cinema. Trad. Michael Taylor. Nova York: Oxford Press.

TEIXEIRA, Ivan. Literatura como imaginário: introdução ao conceito de poética cultural. Revista Brasileira, Rio de Janeiro, v. 10, pp. 43-67, out-dez 2003.

XAVIER, Ismail. A Experiência do Cinema; antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilmes, 2008. Mustenberg, Hugo – domínio público.

Publicado
2017-10-17
Seção
Artigos