Inside Job: uma análise da construção social da realidade econômica

Autores

  • Anselmo Carvalho de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.2.22929

Palavras-chave:

Instituição, sociologia do conhecimento, economia, crise financeira.

Resumo

Esta análise se baseia em conceitos da sociologia do conhecimento desenvolvidos por Peter Berger e Thomas Luckmann no livro a Construção Social da Realidade para analisar o filme Inside Job. No livro, os autores analisam constantes sociológicas que permitem compreender como o conhecimento sobre o mundo é construído e estruturado. Assim, é possível apropriarmos dessas constantes com o objetivo de compreender e reconhecer como a economia é uma instituição que possui seu cabedal próprio de conhecimentos, um pessoal responsável por transmitir e legitimar esse conhecimento em um conjunto lógico e coerente e com expressivas consequências para a apreensão dos fenômenos sociais da vida comum.

Biografia do Autor

Anselmo Carvalho de Oliveira

Mestre em Filosofia (UFRN). 

Referências

BERGER, T. LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Tradução Floriano de S. Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985.

GREENSPAN, A. A era da turbulência. Tradução: Afonso C. C. Serra. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2007.

STIGLITZ, J. A secreta tomada do poder pelas corporações. Project Syndicate: the world’s opinion page, 13 mai. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/ZFSjA2>. Acesso em: 30 nov. 2016.

Referências audiovisuais

CHARLES, H. Ferguson. Inside Job. [Filme-documentário]. Produção de Charles H. Ferguson e Audrey Marrs, direção de Charles H. Ferguson. Estados Unidos: Sony Pictures Classics (presents), Representational Pictures, Screen Pass Picture. 106 min.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos