Um milhão de amigos no “RJTV”: o telespectador como produtor de conteúdo pelos aplicativos WhatsApp e Viber

Autores

  • Christina Ferraz Musse Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Cláudia de Albuquerque Thomé

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.1.22344

Resumo

A participação do público na produção dos telejornais atravessa os noticiários regionais e insere a audiência na apuração de fatos e gravação de imagens, gerando a sensação de que existe uma parceria entre profissionais e anônimos na construção da notícia. Nesse contexto, em que a audiência tem em mãos dispositivos móveis com aplicativos, os telejornais criam projetos para estimular a presença da audiência na tela e investem em estratégias para fazer do público um aliado, em uma relação de amizade que abastece o noticiário. O presente trabalho propõe uma análise da participação do público com envio de imagens para o telejornal “RJTV” e destaca ainda como esta parceria se transforma também em pauta no telejornalismo da Rede Globo, que comemorou no ar a marca de um milhão de contribuições pelos aplicativos WhatsApp e Viber.

Biografia do Autor

Christina Ferraz Musse, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Possui mestrado (2001) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). É professora do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF.

Cláudia de Albuquerque Thomé

Doutora em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Faculdade de Letras da UFRJ. Professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma instituição.

Referências

ASSUNÇÃO, Antônio Luiz. Memórias em ebulição em tempos de liquidez. In: SOUZA, Eneida Maria de; LAGUARDIA, Adelaine; MARTINS, Anderson Bastos (orgs.). Figurações do íntimo: ensaios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BECKER, Beatriz. Todos juntos e misturados, mas cada um no seu quadrado: um estudo do RJTV 1ª edição e do Parceiro do RJ. Galáxia (São Paulo, Online), n. 24, p. 77-88, dez. 2012.

BENTES, Ivana. Guerrilha de Sofá ou A Imagem é o Novo Capital. Folha de São Paulo, São Paulo, 31/3/2002. Caderno Mais, p. 5

CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Lins. As interações do público no telejornal com o uso das redes sociais. Revista Científica Ciência em Curso – R. cient. ci. em curso, Palhoça, SC, v. 2, n. 1, p. 59-70, jan./jun. 2013.

COUTINHO, Iluska. Dramaturgia do Telejornalismo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2012.

FRAZÃO, Samira Moratti; BRASIL, Antônio. A participação do telespectador na produção da notícia em telejornal: transformação do processo noticioso e da rotina profissional. Brazilian Journalism Research (Online), volume 9, número 2, p. 112-129, 2013.

MARTÍN-BARBERO, Jésus. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1987.

MEMÓRIA GLOBO. Bom dia Rio – Atendimento ao telespectador. Disponível em <http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/telejornais-e-programas/bom-dia-rio/bom-dia-rio-atendimento-ao-telespectador.htm>. Acesso em 10 jun 2015

MORETZSOHN, Sylvia. Pensando contra os fatos. Jornalismo e cotidiano: do senso comum ao senso crítico. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

MUSSE, Christina Ferraz. Cultura, televisão e imaginário urbano. Matrizes (Online). Ano 7, nº1, jan./jun. 2013 – São Paulo. P. 223-234.

______; PERNISA, Mila Barbosa. Telejornalismo: novos formatos no cenário de crise da TV aberta. Revista Alterjor (Online). Nº 02, Volume 01, Edição 03, janeiro-julho 2011. São Paulo: ECA/USP. P.1-12.

______; COUTINHO, Iluska. A construção pública dos sentidos de alteridade e identidade na entrevista jornalística. Anais do 9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

OLIVEIRA, Bruno Lima. Blogs: constituição de si e memória do presente – nova forma de labor literário. In: OSWALD, Maria Luiza Magalhães Bastos; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro do; WORCMAN, Karen. Narrativas digitais, memórias e guarda. Curitiba, PR: CRV, 2014. P. 101-122.

PORTAL G1. Público pode enviar vídeos e fotos para o RJTV pelo Whatsapp e Viber. Disponível em <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/03/publico-pode-enviar-videos-e-fotos-para-o-rjtv-pelo-whatsapp-e-viber.html>. Acesso em 2 de jun 2015

__________.Whatsapp e Viber do RJTV e Bom Dia RJ recebem 1 milhão de colaborações. Disponível em < http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/05/whatsapp-e-viber-do-rjtv-e-bom-dia-rj-recebem-1-milhao-de-colaboracoes.html>. Acesso em 1 de jun 2015

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. 2. ed. Vozes: Petrópolis, 2006.

SOSTER, Demétrio de Azeredo; PICCININ, Fabiana. Da anatomia do telejornal midiatizado. Brazilian Journalism Research, vol. 8, número 2, 2012.

SOUZA, Eneida Maria de; LAGUARDIA, Adelaine; MARTINS, Anderson Bastos (orgs.). Figurações do íntimo: ensaios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

THOMÉ, Cláudia de Albuquerque. Jornalismo e ficção: A telenovela pautando a imprensa. 2005. 175 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2015-11-10

Edição

Seção

Autor Convidado