Fim da Notícia: o “Engraçadismo” no Campo do Jornalismo Esportivo de Televisão

Autores

  • Mariana Oselame UniRitter Laureate International Universities

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.2.20717

Resumo

Este artigo aborda o jornalismo esportivo de televisão aberta no Brasil. O objetivo geral é desvendar o fenômeno do “engraçadismo”, ou seja, o aumento do espaço destinado ao infoentretenimento e a diminuição do tempo de jornalismo propriamente dito nos programas de notícias esportivas. Este estudo parte da hipótese de que, ao privilegiar os fatos que Bourdieu (1997) chamou de omnibus, os noticiários esportivos deixam de ser jornalismo. Adotado como objeto, o programa Globo Esporte, da Rede Globo e afiliadas, em suas versões paulista e gaúcha, integra o corpus deste estudo. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo sistematizada por Bardin (1977) e sustentada por conceitos de Wolton (1996), Gomes (2006), Traquina (2005), Alcoba (2005) e Barbeiro e Rangel (2006).

Biografia do Autor

Mariana Oselame, UniRitter Laureate International Universities

Graduada em Jornalismo pela PUCRS, pós-graduada em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho, mestre pelo PPGCOM da PUCRS e aluna da Licenciatura em História na PUCRS. Editora de esportes da RBS TV e professora assistente do curso de Jornalismo da UniRitter. Experiência na cobertura de grandes eventos esportivos como os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e os Jogos Olímpicos de Londres-2012.

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Publicado

2016-02-16

Edição

Seção

Dossiê 65 anos de TV no Brasil