Publicidade emocional: a prática no cotidiano como forma de divulgar a marca construindo imaginários.

Autores

  • Luciana Pletsch Galhardi

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.1.14824

Palavras-chave:

imaginário, emoção, publicidade

Resumo

Diante de uma área pouco explorada, lançamos à comunicação publicitária uma questão: como se configura a comunicação publicitária empresarial que utiliza o apelo emocional como alternativa persuasiva? Para tanto, escolhemos a empresa Natura Cosméticos como objeto de estudo, e lançamos os seguintes problemas de pesquisa: quais são as características deste tipo de publicidade? Quais os elementos presentes no discurso pretendem emocionar? E, de que forma contribuem na publicidade para criar um imaginário? Buscando alguma compreensão e desconfiando das certezas, exploramos a publicidade emocional no cotidiano contemporâneo, sua utilização pela empresa, e sua incidência na configuração do imaginário pós-moderno. Através de uma estratégia plurimetodológica que busca dar conta do cotidiano, analisamos a campanha de 40 anos da empresa. Seguindo os pressupostos teóricos da sociologia compreensiva e da análise semiótica, fizemos uma profunda análise dos dados, na tentativa de dar respostas às questões levantadas, interpretando-as a luz das teorias.

Biografia do Autor

Luciana Pletsch Galhardi

Mestra em Comunicação Social pela PUCRS, com ênfase em comunicação publicitária. Concluiu dissertação de título "Imaginário e Emoção: Três Campanhas Publicitárias da Natura Cosméticos", sob orientação do Prof. Dr. Juremir Machado da Silva e apoio da Capes. Publicitária graduada pela UNIJUÍ, atua no mercado publicitário desde 2005, trabalhando em agências de publicidade, no setor de criação, como diretora de arte. Atualmente atua como diretora de arte na agência de publicidade Adequá Comunicação Estratégica em Porto Alegre/RS.

Referências

GOMES, Neusa Demartini. Publicidade: comunicação persuasiva. Porto Alegre: Sulina, 2003.

LACROIX, Michel. O culto das emoções. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006. LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

______. Metamorfoses da cultura liberal: ética, mídia e empresa. Porto Alegre: Sulina, 2004.

______. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MAFFESOLI, Michel. O conhecimento comum: compêndio de sociologia compreensiva. São Paulo: Editora Brasiliense S.A., 1988.

______. O imaginário é uma realidade. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n.15, p. 74-81, ago. 2001. NATURA. Site oficial: [2011b]. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2010.

PÉNINOU, Georges. Semiótica de la Publicidad. Barcelona: GG, 1976.

ROCHA, Everardo. Representações do consumo: estudos sobre a narrativa publicitária. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/ Mauad, 2006.

VÁZQUEZ, Bélen López. Publicidad emocional: estrategias creativas. Madrid: ESIC, 2007.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos