O choque do real em Amarelo manga

Autores

  • Gilka Padilha de Vargas Pontificia Universidade Católica RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.1.13585

Palavras-chave:

choque do real, cinema, Amarelo manga

Resumo

A partir das reflexões da pesquisadora Beatriz Jaguaribe e tendo como corpus as sequências Abertura Wellington, O homem perdido e Abate do boi no matadouro, do filme Amarelo manga, este artigo visa apontar algumas das escolhas estéticas realistas que o diretor Cláudio Assis utiliza para sensibilizar o espectador, engendrando de forma estratégica elementos da linguagem cinematográfica para realçar, intensificar e exacerbar cenas da violência urbana cotidiana que, normalmente, passariam despercebidas, produzindo o que Jaguaribe nomeia como ‘choque do real’.

Biografia do Autor

Gilka Padilha de Vargas, Pontificia Universidade Católica RS

Mestranda em Comunicação Social pela PUC-RS. Bolsista CAPES Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , Bacharel em Artes Plásticas - Ênfase em Desenho, Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Diretora de Arte e apoiadora do núcleo de cinema da Fundação Cultural e Assistencial ECARTA. Tem experiência na área de Artes Visuais, Cinema.

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Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos