Lugares de Apropriação em Social Network Games: Construindo Identidades por meio do Entretenimento
Palavras-chave:
Comunicação, Cibercultura, Social Games, Jogos Digitais, Práticas sociais virtuais, Identidade Virtual, Site de Redes Sociais, Apropriação Social.Resumo
Os social network games dão suporte para a visualização de lugares virtuais que possibilitam com que usuários interajam com o ambiente, modificando-o e apropriando-o conforme seus gostos. Isso implica em um agir personalizado, caracterizando o jogo de cada gamer. Assim, busca-se compreender que lugares são estes e como eles podem apresentar possíveis facetas identitárias destes jogadores. Para isso, realizou-se uma observação participante pelo período de dois anos (de junho de 2010 a junho de 2012) em jogos do Facebook que foram divididos em duas categorias: construção de mundos e participação em mundos. Com este estudo, observou-se a existência de espaços onde o sujeito pode modificar e personalizar o ambiente, indicando facetas de sua identidade. Eles são: o eu virtual, as interações sociais, o território virtual e os bens virtuais.Downloads
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