A televisão diante das novas mídias: notas sobre a manutenção da distinção entre amadores e profissionais da indústria musical a partir de Ídolos e Astros

  • Heitor da Luz Silva UFF/UNIFOA
Palavras-chave: televisão, indústria da música, reality show musical

Resumo

O artigo discute a reconfiguração da televisão em relação ao papel que exerce na indústria da música diante do contexto marcado pela força das mídias digitais e da internet, dedicando especial atenção para uma análise de características do reality musical de maior duração no Brasil: Ídolos. Propõe que o diálogo promovido tanto com a internet quanto com alguns elementos tradicionais da TV em novos formatos como o de Ídolos e Astros contribui para reafirmar o lugar simbólico ocupado pelo meio, algo que está articulado à manutenção de distâncias entre as ideias de profissionalismo e amadorismo que sustentam a indústria musical.

Biografia do Autor

Heitor da Luz Silva, UFF/UNIFOA
Graduado em Comunicação Social com habilitação em cinema e vídeo pela UFF; Mestre e Doutorando pelo PPGCOM da mesma instituição; Professor do curso de graduação em Comunicação Social/ Jornalismo e Publicidade no UniFOA.
Publicado
2013-01-25
Seção
Artigos