A imagem figurativa Estéreo 3D: representação do espaço e “Umwelt” humano.

  • Helio Augusto Godoy de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Renan Carvalho Kubota UFMS
Palavras-chave: Estereoscopia, Filme 3D, Umwelt, Imagem

Resumo

Este artigo parte da Teoria do Umwelt desenvolvida por Jakob von Uexküll para compreender o significado da evolução da representação do espaço nas imagens figurativas. Busca-se explicar como a imagem pictórica se tornou complexa ao longo do tempo, incorporando aspectos que imitam o sofisticado sistema de percepção visual humana do espaço. A história da arte visual figurativa assemelha-se ao cumprimento de um “programa” que vem sendo executado pela humanidade, o qual dilata nosso Umwelt, tornando a imagem figurativa mais coerente. Para fundamentar nosso pensamento tomamos como base os estudos de teóricos da estereoscopia e do filme estéreo 3D.

Biografia do Autor

Helio Augusto Godoy de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Hélio Augusto Godoy de Souza É Professor e Pesquisador do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desenvolve pesquisa sobre Tecnologia e Linguagem dos Filmes 3D Estereoscópicos, tendo desenvolvido tecnologia e métodos para estereoscopia digital. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo; Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. É diretor e produtor cinematográfico, com vários filmes sobre cutura e meio ambiente, dentre os quais: Cubatão Meu Amor (1991); Piraputanga (1993); Bacia do Córrego Bandeira (1994); Arqueologia do Gasoduto Bolívia Brasil (2001); Projeto Corumbá (2004); A Poeira (2007) e Arqueologia de Mato Grosso do Sul (2008). É autor do livro Documentário, Realidade e Semiose: os sistemas audiovisuais como fontes de conhecimento (AnnaBlume 2001).
Renan Carvalho Kubota, UFMS
Possui Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Mestre em Estudos de Linguagens do Departamento de Letras da UFMS (2012). Desenvolve pesquisa sobre Tecnologia e Linguagem dos Filmes 3D Estereoscópicos e ministra a disciplina de Fotografia, no Curso Técnico de Comunicação visual do Cepef (Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima).
Publicado
2013-01-25
Seção
Artigos