Em outras palavras, o que esse texto quer dizer?

A paráfrase no ensino da compreensão leitora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.3.36566

Palavras-chave:

Paráfrase, Leitura, Compreensão leitora, Metacognição, Estratégias de leitura

Resumo

Apresentamos aqui os achados de uma pesquisa cujo objetivo foi de verificar a possibilidade de ensino da paráfrase como uma estratégia potencializadora do desenvolvimento da compreensão leitora, em nível metacognitivo, de alunos de 9° ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi composta por três etapas de desenvolvimento, sendo a primeira uma pré-testagem, seguida por uma intervenção didática e, por fim, uma pós-testagem. Os dados coletados não foram suficientes para que pudéssemos atingir o objetivo de forma satisfatória. Entretanto, a partir das análises e discussões, evidenciamos as dificuldades em compreensão leitora dos sujeitos participantes e a necessidade de ampliação de estudos sobre a paráfrase como estratégia metacognitiva no ensino da leitura, uma vez que parafrasear um texto, como evidenciamos em nosso estudo, requer um longo trabalho de intervenção didática.

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Biografia do Autor

Pâmela Lopes Vicari, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado, RS, Brasil

Graduada em Letras Português e Espanhol pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).

Kári Lúcia Forneck, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado, RS, Brasil

Professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino (UNIVATES). Professora no curso de Letras (UNIVATES).

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Publicado

2020-12-11

Como Citar

Lopes Vicari, P., & Forneck, K. L. (2020). Em outras palavras, o que esse texto quer dizer? A paráfrase no ensino da compreensão leitora. Letras De Hoje, 55(3), e36566. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.3.36566

Edição

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Seção Livre