A criação de uma web-rádio como espaço significativo para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2022.1.41591

Palavras-chave:

Web-rádio, Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, Letramentos

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em duas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública brasileira. Parte de uma investigação maior – um projeto que deu origem a duas dissertações de mestrado e duas teses de doutorado, além de outros produtos científicos – que desenvolveu diversas ações de pesquisa nessa escola. Neste recorte, trazemos reflexões referentes à parte dos dados de uma dessas teses de doutorado, objetivamos apresentar dados referentes a reflexões linguístico-discursivas de estudantes do Ensino Fundamental no contexto da criação de uma web-rádio. Para tal, consideraram-se os gêneros discursivos seminário, resumo, radionovela, entrevista e notícia radiofônica como objetos de ensino. O aporte teórico constituiu-se dos estudos enunciativos de Bakhtin e o Círculo (2002, 2004) Volochínov (2013, 2017), aliados à teoria da aprendizagem e desenvolvimento de Vygotsky (2004, 2007), às discussões sobre multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996), letramentos digitais (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016) e letramento crítico Freire (1987, 1996), Pereira (2009). A metodologia é de caráter qualitativo, de natureza dialógica, do tipo pesquisa-ação. Os dados desvelaram que o projeto pode contribuir para o desenvolvimento de diferentes práticas letradas, tanto as que se referem ao uso das mídias digitais, quanto as ligadas à análise reflexiva da língua em diferentes textos, contextos e discursos. Além disso, a proposta de se criar uma web-rádio em contexto escolar contribuiu para o interesse e envolvimento dos alunos com o seu ensino-aprendizagem e as interações entre os pares promoveram um espaço colaborativo e de autonomia. 

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Biografia do Autor

Cláudia Graziano Paes de Barros, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, Brasil/Projeto Brincadas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil.

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil. Pós-doutoramento em Educação pela Universidade de Lisboa, em Lisboa, Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, MT, Brasil. Professora-pesquisadora do Projeto “Brincadas” do Grupo de Pesquisas LACE, do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil. 

Nádia Cristina da Silva Araújo, Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT), Rondonópolis, MT, Brasil.

Doutora em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, MT, Brasil. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, MT, Brasil. Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-MT). Professora de cursos de extensão na área de Língua Portuguesa no EducaCenter, em Rondonópolis, MT, Brasil.

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Publicado

2022-09-23

Como Citar

Barros, C. G. P. de, & Araújo, N. C. da S. (2022). A criação de uma web-rádio como espaço significativo para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Letras De Hoje, 57(1), e41591. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2022.1.41591

Edição

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Seção Livre