Mapa mental

Uma ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem da gramática de português língua estrangeira por aprendentes chineses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.4.38623

Palavras-chave:

mapa mental, PLE, cognição, aprendizagem significativa

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral investigar a potencialidade do uso do mapa mental no ensino e aprendizagem da gramática de Português Língua Estrangeira (PLE) por aprendentes chineses. Criado e sistematizado pelo psicólogo inglês Tony Buzan, mapa mental é amplamente utilizado em áreas diversificadas, sobretudo no campo de educação. À luz da teoria cognitiva, descobrimos que esta estratégia, compatível com a cognição humana, poderá contribuir, não só para o esclarecimento e sistematização do conhecimento, mas também para a conexão dos conceitos novos com os prévios, promovendo, por conseguinte, a aprendizagem significativa. Através da análise de dois estudos de caso, acreditamos que o mapa mental, como um recurso complementar, deve ser mais usado e aprofundado, em articulação com outros métodos, num contexto maior.

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Biografia do Autor

Chun Hui Lu, Universidade de Macau (UM), Macau, China.

Mestre em Estudos de Tradução e doutorando em Literatura e Estudos Interculturais pela Universidade de Macau (UM). Atualmente atua como professor de português no Departamento de Português da UM. Interessa-se por Pedagogia, Estudos de Tradução (Chinês-Português) e Estudos Interculturais.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Lu, C. H. (2020). Mapa mental: Uma ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem da gramática de português língua estrangeira por aprendentes chineses. Letras De Hoje, 55(4), e38623. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.4.38623

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de Português como Língua Adicional (PLA)