A fala do esquizofrênico – uma interface entre Linguística de Texto e Psicanálise

Autores

  • Mariza Angélica Paiva Brito Estácio/FIC
  • Mônica Magalhães Cavalcante UFC

Palavras-chave:

Linguística de texto, Psicanálise, Esquizofrenia

Resumo

Neste trabalho, elaboramos uma revisão crítica das características de linguagem que têm sido apontadas, nas áreas de Linguística de Texto e da Psicanálise, para a conceituação da fala do esquizofrênico. Os estudos realizados seguiram duas orientações. Por um lado, tentaram comprovar que o discurso do psicótico era incoerente. Para tanto se valeram do formalismo linguístico, principalmente dos conceitos de competência e desempenho em Chomsky e da pragmática com as máximas conversacionais de Grice. Por outro lado, tentaram comprovar que o “discurso do psicótico” era coerente, a partir das considerações sobre manutenção do tópico e sobre digressão postuladas pela Sociolinguística Interacional e seu modelo de interação face a face.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariza Angélica Paiva Brito, Estácio/FIC

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2010 / 2005). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1994). É professora da Estácio/FIC do Departamento de Psicologia. Integrante do PROTEXTO - Grupo de Pesquisa em Linguística / UFC. Atua principalmente na interface entre Linguística de Texto, Psicanálise/Psicologia, heterogeneidade e hipertextualidade.

Mônica Magalhães Cavalcante, UFC

É graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1985); tem mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Em 2003, fez pós-doutorado na Unicamp. Atualmente é Professor associado I da Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC. Tem experiência na área de Linguística do Texto, com ênfase em Referenciação, mas pesquisa também sobre intertextualidade, metadiscursividade, argumentação, heterogeneidades enunciativas, gêneros do discuso, sequências textuais e psicanálise.

Downloads

Publicado

2012-01-31

Como Citar

Brito, M. A. P., & Cavalcante, M. M. (2012). A fala do esquizofrênico – uma interface entre Linguística de Texto e Psicanálise. Letras De Hoje, 47(1), 65–75. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/9639

Edição

Seção

Linguagem e Cognição: interfaces entre Linguística, Psicologia e Neurociências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)