O desembrulhar das asas da guará vermelha

Estereótipo e subjetividade em Maria Valéria Rezende

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.45277

Palavras-chave:

Representação, Prostituição, Estereótipo

Resumo

A presente pesquisa busca analisar a representação da prostituição feminina na obra de Maria Valéria Rezende, "O voo da guará vermelha” (2014). O romance traz a cuidadosa construção da protagonista Irene, através de um viés subjetivo, subvertendo as narrativas usuais acerca das personagens que exercem trabalho sexual. O foco da análise é o processo de construção do "eu" da personagem prostituta, levando em consideração as características que corroboram com o desenvolvimento da identidade. Ao decorrer do texto serão averiguados variados aspectos que contribuem para a ruptura do estereótipo na representação literária, questões essas que envolvem o corpo feminino, a transformação em mercadoria e demais rótulos imputados às trabalhadoras sexuais, indivíduos pouco célebres do submundo erótico. Nesse sentido, o romance abordará o estereótipo como âncora para sua própria anulação, expondo assim suas raízes e contradições. Já os elementos que sustentam a identidade da personagem, por sua vez, opõem-se à força do estereótipo e cimentam sua humanização. A autora utiliza recursos como a memória e a narrativa intimista, que buscam reaver o protagonismo da prostituta, figura estigmatizada tanto na sociedade quanto na literatura, e seu reconhecimento como sujeito. Por meio de lembranças e fluxos de consciência, a identidade da personagem é constituída, expondo seus desejos, sonhos, sentimentos e medos, sem que haja uma propensão a vitimizações ou condenações. Dessa forma, nos debruçaremos sob as manifestações de uma representação subjetiva, demonstrando como ela confronta intrinsecamente o estereótipo. Para tal, nos ampararemos em autores referências como Homi Bhabha, Pierre Bourdieu, Aleida Assmann e Judith Butler.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Schmidt Ferrão, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em
Porto Alegre, RS, Brasil.

Ricardo Araújo Barberena, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; com pós-doutorado em Teoria da Literatura na mesma instituição. Professor permanente no Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; e diretor do Instituto de Cultura na mesma instituição.

Referências

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

BALOCCO, Anna Elizabeth. Discurso e identidade: o sujeito lacaniano na teoria política de Ernesto Laclau. In: JOBIM, José Luís; PELOSO, Silvano (org.). Identidade e Literatura. Rio de Janeiro: de Letras, 2006. p. 27-48.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte Editora UFMG, 2013.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina: a condição feminina e a violência simbólica. Rio de Janeiro: BestBolso, 2017.

BRANCO, Lucia Castello; BRANDÃO, Ruth Silviano. A mulher escrita. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: Crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

CALLIGARIS, Eliana dos Reis. Prostituição: O eterno feminino. São Paulo: Escuta, 2005.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2014.

CONTARDI, Laura Aldana. Cuerpos, voces y emergencias. In: MUÑOZ, Marisa; VELA, Liliana (org.). Afecciones, cuerpos y escrituras: políticas y poéticas de la subjetividad. Mendoza: Universidad Nacional de Cuyo, 2013. p. 225-233.

DALCASTAGNÈ, Regina. Representações restritas: a mulher no romance brasileiro contemporâneo. In: DALCASTAGNÈ, Regina; LEAL, Virgínia Maria Vasconcelos (org.). Deslocamentos de gênero na narrativa brasileira contemporânea. São Paulo: Editora Horizonte, 2010. p. 40-62.

FERRO, Eula Pereira. Prostituição e romance. Goiânia: Ed. UCG, 1997.

FIGUEIREDO, Eurídice. Mulheres ao espelho: autobiografia, ficção, autoficção. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.

GROSZ, Elizabeth. Corpos reconfigurados. Cadernos Pagu, Campinas, n. 14, p. 45-6, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8635340. Acesso em: 6 set. 2023.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

MELLO, Ana Maria Lisboa de. Introdução. In: MELLO, Ana Maria Lisboa de (org.). Escritas do eu: introspecção, memória, ficção. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013. p.7-18.

MONTEIRO, Maria Conceição. Identidades fragmentadas nos círculos de medo e desejos. In: JOBIM, José Luís; PELOSO, Silvano (org.). Identidade e Literatura. Rio de Janeiro: de Letras, 2006. p. 237-253.

RAGO, Margareth. Os prazeres da noite: prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

REZENDE, Maria Valéria. O voo da guará vermelha. São Paulo: Objetiva, 2014.

RIBEIRO, Ursula N. Mulher mercadoria. São Paulo: Paulinas, 1980.

ROIG, Arturo. Ética del poder y moralidad de la protesta. Mendoza: EDIUNC, 2002.

SANTOS, Boaventurade Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. Porto: Afrontamento, 1994.

XAVIER, Elodiá. Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2007.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

Schmidt Ferrão, A. C., & Araújo Barberena, R. (2023). O desembrulhar das asas da guará vermelha: Estereótipo e subjetividade em Maria Valéria Rezende. Letras De Hoje, 58(1), e45277. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.45277

Edição

Seção

Dossiê: Como narrar o real em tempo pós-reais