A prática educativa durante o ensino remoto na educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44615

Palavras-chave:

prática educativa, ensino remoto, metodologias ativas.

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto de estudo a prática educativa de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, durante o ensino remoto, com vistas a levantar elementos que auxiliem o exercício da profissão docente, partindo da perspectiva de que a pandemia da COVID-19 exigiu uma revisão das práticas docentes. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa descritiva, objetivando levantar informações e elementos que pudessem contribuir com a avaliação das práticas docentes, especialmente àquelas voltadas para o uso das metodologias ativas. A pesquisa permitiu identificar que os desafios da docência foram ainda mais acentuados no período pandêmico, exigindo dos professores inúmeras adaptações para a implantação das atividades pedagógicas não presenciais. Sobre as estratégias utilizadas durante as aulas remotas, observou-se que os professores fizeram uso de metodologias ativas de aprendizagem e das tecnologias da informação em suas práticas, apesar dos desafios apontados no que diz respeito ao acesso eficiente à internet e aos equipamentos e às dificuldades de utilização de tecnologias educacionais digitais. A partir dos resultados obtidos, a pesquisa demonstrou que as metodologias ativas podem colaborar na melhoria da prática docente na educação profissional e tecnológica, uma vez que contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem, através da compreensão do discente como protagonista do referido processo, engajando-o e motivando-o a buscar o conhecimento de forma a melhor compreender os assuntos a serem abordados nas diversas disciplinas, de uma maneira mais próxima a sua realidade e a conduzir discussões mais amplas, seja através do desenvolvimento de projetos colaborativos entre os docentes e suas respectivas disciplinas, da utilização de jogos e da realização de atividades que possibilitem, por exemplo, o uso de raciocínio lógico ou capacidades analíticas e o desenvolvimento de simulações de práticas, a partir dos objetivos dos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Fonseca Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Doutora em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (UNIFACS), em Salvador, BA, Brasil. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), em Teixeira de Freitas, BA, Brasil. Integrante e líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Gestão.

Etiene Santiago Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Serrinha, BA, Brasil.

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Salvador, BA, Brasil. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), em Serrinha, BA, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Gestão.

Carla Ferreira Santos Rangel Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Teixeira de Freitas, BA, Brasil

Especialista em Educação pela Faculdade Única, em Ipatinga, MG, Brasil. Servidora Técnico em Laboratório/Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), em Teixeira de Freitas, BA, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Gestão.

Ivonete de Souza Susmickat Aguiar, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Doutora em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, BA, Brasil. Professora da UFSB, em Teixeira de Freitas, BA, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Gestão.

Milena Bandeira dos Santos Murça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

Graduanda em Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF
Baiano), em Teixeira de Freitas, BA, Brasil. Pesquisadora Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Gestão.

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora – uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/lei%209394.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

BRASIL. Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 26 set. 2022.

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 26 set. 2022.

BRASIL. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Crêa nas capitaes dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensino profissional primario e gratuito. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1909. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 28 ago. 2023.

BRASIL. Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento. Brasília, DF: Presidência da República, 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9991.htm. Acesso em: 26 set. 2022.

BRASIL. Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020. Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.htm. Acesso em: 19 mar. 2021.

IF BAIANO. Resolução 72/2020 – OS-CONSUP/IFBAIANO, de 23 de junho de 2020. Aprovar a Regulamentação para Participação de Docente em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pós- Doutorado no País e no Exterior, conforme documento anexo. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020a. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2020/07/resolu%c3%a7%c3%a3o-72_2020-os-consup_ifbaiano_anexo.pdf. Acesso em: 26 set. 2022.

IF BAIANO. Resolução 87/2020 - OS-CONSUP/IFBAIANO, de 26 de outubro de 2020. Aprovar a alteração da Resolução/CONSUP nº 72/2020, que trata da Regulamentação para Participação de Docente em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pós- Doutorado no País e no Exterior. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020b. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2020/10/resolucao-87.2020-os-consup.ifbaiano-de-26-de-outubro-de-2020.pdf. Acesso em: 26 set. 2022.

IF BAIANO. Resolução 90/2020 - OS-CONSUP/IFBAIANO, de 28 de outubro de 2020. Regulamentar e normatizar, em caráter temporário, a implementação de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) nos cursos técnicos de nível médio e nos cursos de graduação, presenciais e a distância, em função da situação de excepcionalidade da pandemia de COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020c. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2020/11/resolucao-consolidada-90-e-91.2020-com-anexo.pdf. Acesso em: 26 set. 2022.

IF BAIANO. Resolução 117/2021 - OS-CONSUP/IFBAIANO, de 23 de fevereiro de 2021. Aprovar o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - 2021 - 2025. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2021/02/Resolucao-117.2021-com-anexo.pdf. Acesso em: 26 set. 2022.

BERGMANN, Jonathan. Aprendizagem invertida para resolver o problema do dever de casa. Porto Alegre: Penso, 2018.

EVANGELISTA, Átilla Mendes; SALES, Gilvandenys Leite. A sala de aula invertida (flipped classroom) e as possibilidades de uso da plataforma professor online no domínio das escolas públicas estaduais do Ceará. Experiências em Ensino de Ciências, [s. l.], v. 13, n. 5, 2018. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID558/v13_n5_a2018.pdf. Acesso em: 9 mar. 2021.

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.

FRIGOTTO, Gaudencio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100, p. 1129-1152, out. 2007. Especial.

LIMA, Daniela da Costa Brito Pereira; CRUZ, Joseany Rodrigues. Institucionalização da educação a distância no Brasil: desafios e possibilidades. Video Journal of Social and Human Research, [s. l.], n. 1, v. 1, p. 49-57, 2022.

LOPES, Luís Fernando; FARIA, Adriano Antônio. O que é o quem da EaD - história e fundamentos. Curitiba: Intersaberes, 2013.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP Nº 2, de 10 de dezembro de 2020. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 237, p. 52, 11 dez. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-10-de-dezembro-de-2020-293526006. Acesso em: 10 mar. 2023.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

OCDE. Versão Pesquisa (MS-12-01). Pesquisa Internacional da OCDE (Talis) - Questionário do professor. In: Inep. Brasília: Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/internacional/talis/talis_questionario_do_professor_br.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

OCDE. Questionário do professor - Ensino médio. In: Inep. Brasília: Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pesquisa_talis/questionarios/2019/questionario_professor_ensino_medio2018.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

PEREIRA, Daiana Cristina et al. A metodologia ativa, a aprendizagem significativa e sala de aula invertida. Revista Ilustração, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 9-14, maio/ago. 2023.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. (Coleção formação pedagógica; v. 5). Disponível em: https://ifpr.edu.br/curitiba/wp-content/uploads/sites/11/2016/05/Historia-e-politica-da-educacao-profissional.pdf. Acesso em: 26 set. 2022.

RAMOS, Daniel do Nascimento et al. Estágio de integração da tecnologia no ensino médio: potencializando o processo de ensino e aprendizagem. Recima 21, [s. l.], v. 4, n. 8, p. 1-10, 2023.

SENHORAS, Elói Martins. Ensino remoto e a pandemia de Covid-19. Joinville: Clube de Autores, 2021.

ZABOT, João Batista M.; SILVA, L. C. Mello da. Gestão do conhecimento: aprendizagem e tecnologia construindo a inteligência coletiva. São Paulo: Atlas, 2002.

ZIBAS, Dagmar. Refundar o Ensino Médio? Alguns antecedentes e atuais desdobramentos das políticas dos anos de 1990. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1067-1086, out. 2005. Especial. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mtQLbxzrLFbWTPxb9PrDfqS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 set. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Fonseca Gomes, A., Santiago Carneiro, E., Ferreira Santos Rangel Cruz, C., de Souza Susmickat Aguiar, I., & Bandeira dos Santos Murça, M. (2023). A prática educativa durante o ensino remoto na educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano . Letras De Hoje, 58(1), e44615. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44615

Edição

Seção

Seção Livre