Portal Rede Mulheres Empreendedoras: empreendedorismo, cultura e imagens de si

Palavras-chave: empreendedorismo, ethos, cultura, mulheres empreendedoras, imagens de si.

Resumo

O artigo trata da temática do empreendedorismo, em especial do ethos da mulher empreendedora. Tem como objetivo analisar a representação do empreendedorismo feminino e identificar os aspectos culturais que se manifestam nas cenas enunciativas e no ethos discursivo em materialidades discursivas divulgadas no Portal Rede Mulheres Empreendedoras. A análise discursiva está fundamentada na proposta de Maingueneau (1997, 2008a, b, 2011) e a construção do corpus tem como base a análise de conteúdo orientada por Bardin (2011)1. Como resultado principal, depreende-se que o ethos efetivo vincula-se à noção de empreendedorismo feminino mediante cenas estereotipadas, onde a mulher ainda se encontra em posição periférica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Davila dos Santos, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Brasil.

Eliane: Doutoranda e mestra em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale. Especialista em Gestão de Pessoas e Gestão de Serviços. Graduada em Administração de Empresas.

Bolsista PROSUC/CAPES

Eliane: https://orcid.org/0000-0002-8298-7464

Contribuição para o artigo (conforme item específico)

Eliane: construção teórica, análise do corpus.

 

Gislene Feiten Haubrich, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Brasil.

Gislene: Doutoranda e mestra em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, com estágio doutoral na Université de Strasbourg (PDSE/CAPES). Graduada em Comunicação Social na Universidade Feevale.

Bolsista PROSUC/CAPES

Gislene: https://orcid.org/0000-0002-2849-0086

Contribuição para o artigo (conforme item específico)

Gislene: revisões, construção metodológica, seleção do corpus e organização dos dados, análise do corpus.

Referências

AHL, Helene.J. The Making of the Female Entrepreneur: A Discourse Analysis of Research Texts on Women’s Entrepreneurship. 216f. 2002. Thesis of doctorate degree (Jonkoping International Business School), Jonkoping University, Sweden, 2002. Disponível em:

http://www.divaportal.org/smash/get/diva2:3890/FULLTEXT01.pdf. Acesso em: 10 fev. 2018.

BRUIN, Anne de; BRUSH, Candida G.; WELTER, Friederike. Introduction to the Special Issue: Towards Building Cumulative Knowledge on Women’s Entrepreneurship. Entrepreneurship: Theory and Practice, Baylor University, v. 30, issue 5. p. 485-593, set. 2006. Disponível em:

http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/(ISSN)1540-6520/issues. Acesso em: 20 fev. 2018.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1998.

DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. A metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.

DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro-RJ: Campus, 2012.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios. São Paulo: Cengage, 2016.

FREITAS, Ernani Cesar. Cultura, linguagem e trabalho: comunicação e discurso nas organizaçõ es. Desenredo – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 7, n. 1, p. 104-126, jan./jun. 2011. Disponível em:

http://www.upf.br/seer/index.php/rd/article/view/1917. Acesso em: 07 fev. 2018.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 1. ed., 13ª reimp. Rio de Janeiro, RJ: Livros Técnicos e Científicos. Editora S.A., 2008.

GEM. Empreendedorismo 2017. Disponível em:

http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/70d1237672d36de1ba87890e4cb251cc/$File/7737.pdf. Acesso: 20 mar. 2018.

HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em Análise do Discurso. Trad. Freda Indursky. 3. ed. Campinas: Pontes, 1997.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Organização de Sírio Possenti e Maria Cecilia Pérez de Souza-E-Silva. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2008a.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Traduçã o Sírio Possenti. São Paulo, SP: Parábola, Editorial, 2008b.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do Ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (Org.). Ethos discursivo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 11-32.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

PORTAL MULHERES EMPREENDEDORAS. Disponível em:

https://www.mulheresempreendedoras.net.br/. Acesso em: 10 fev. 2018.

PORTAL REDE MULHERES EMPREENDEDORAS (PRME). Como ganhar dinheiro na Pascoa. Disponível em:

https://www.mulheresempreendedoras.net.br/ideias-paraganhar-dinheiro-na-pascoa/. Acesso em: 04 fev. 2018.

PORTAL REDE MULHERES EMPREENDEDORAS (PRME). Como escolher o local para abrir uma franquia. Disponível em:

https://www.mulheresempreendedoras.net.br/como-escolher-o-local-para-abrir-uma-franquia/. Acesso em: 04 fev. 2018.

PORTAL REDE MULHERES EMPREENDEDORAS (PRME). Como montar uma loja virtual com pouco dinheiro. Disponível em:

https://www.mulheresempreendedoras.net.br/como-montar-uma-loja-virtual-com-pouco-dinheiro/. Acesso em: 04 fev. 2018.

PORTAL REDE MULHERES EMPREENDEDORAS (PRME). Momento certo para empreender. Disponível em:

https://www.mulheresempreendedoras.net.br/momento-certopara-empreender/. Acesso em: 04 fev. 2018.

PORTAL REDE MULHERES EMPREENDEDORAS (PRME). A importância do bem-estar para desenvolver um bom trabalho. Disponível em:

https://www.mulheresempreendedoras.net.br/importancia-do-bem-estar-paradesenvolver-um-bom-trabalho. Acesso em: 04 fev. 2018.

PROJECT. Diana project. Disponível em:

http://www.babson.edu/Academics/centers/blank-center/global-research/

diana/Pages/home.aspx. Acesso em: 20 fev. 2017.

ROCHA, Décio; DEUSDARÁ, Bruno. Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória. In: Revista ALEA, v. 7, n. 2, jul.-dez., 2005 p. 305-322.

SANTOS, José Luiz de. O que é cultura. 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.

SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril, 1982.

Publicado
2018-12-30
Como Citar
dos Santos, E. D., & Haubrich, G. F. (2018). Portal Rede Mulheres Empreendedoras: empreendedorismo, cultura e imagens de si. Letras De Hoje, 53(3), 412-421. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.3.30670
Seção
Ethos Discursivo: Alcance, Desafios e Potencialidades