Escrita argumentativa em língua espanhola: uma análise discursiva e retórica de artigos de opinião de alunos iniciantes do Curso de Letras/Espanhol

Autores

  • Flávia Colen Meniconi Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Inez Matoso Silveira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2016.1.21608

Palavras-chave:

produção de texto, escrita argumentativa, ensino de espanhol.

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa mais ampla sobre o processo de ensino da escrita argumentativa para alunos iniciantes no aprendizado da língua espanhola. Nosso objetivo foi analisar se o desenvolvimento de uma sequência didática de ensino explícito de estratégias retóricas contribuiria para a produção de artigos de opinião em espanhol. Trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter interventivo. O aporte teórico do trabalho teve como referência as teorias argumentativas de cunho retórico (PERELMAN e TYTECA, 2005, PLANTIN, 2008, REBOUL, 1999; MEYER, 2007) e sociorretóricas (BITZER, 1968; BAZERMAN, 2007). Neste artigo, apresentamos a análise discursiva e retórica de artigos de opinião elaborados pelos participantes da pesquisa. Os resultados revelaram que os alunos são capazes de produzir textos argumentativos em espanhol ainda nas fases iniciais de sua aprendizagem. Tal fato evidencia a importância da sistematização de sequências didáticas de ensino da escrita argumentativa, desde o início da aprendizagem do idioma.

 

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Argumentative writing in Spanish language: a discursive and rhetorical analysis of opinion articles written by students in the beginning of Spanish language learning

 

Abstract: This article resulted from a broader research about the teaching of argumentative writing process designed for beginners of Spanish language. Our objective was to analyse if the development of a didactic sequence with explicit teaching of rhetorical strategies would contribute for the production of opinion articles in Spanish. It deals with an action-research, with an interventional character. The theoretical rationale of the work is based on rhetorical argumentative theories (PERELMAN e TYTECA, 2005, PLANTIN, 2008, REBOUL, 1999; MEYER, 2007). In this article, we present a discursive and rhetorical analysis of opinion articles produced by the informant students who participated in the research. The results revealed that the students were able to produce argumentative texts in Spanish even in the beginning of their learning process. This fact emphasizes the importance of systematization of didactic sequences for teaching of argumentative writing since the beginning of the language learning.

 

Keywords: writing process; argumentative writing; Spanish language teaching.

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Biografia do Autor

Flávia Colen Meniconi, Universidade Federal de Alagoas

Professora de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola e Língua Espanhola 1, 2, 3 da Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Estudos Linguísticos (UFMG) e Doutora em Línguística (UFAL).

Maria Inez Matoso Silveira, Universidade Federal de Alagoas

possui graduação em Licenciatura Em Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Alagoas (1974), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (1993) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas, professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas - Programa de Pós-Graduação em Educação, professora e pesquisadora do Centro de Educação da UFAL - Programa de Pós-Graduação em Educação e docente nrd4 - Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Componentes Sociocognitivos no Processamento de Compreensão de Textos, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias de leitura, análise de gênero, ensino de línguas estrangeiras, gênero textual e letramento.

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Publicado

2016-05-04

Como Citar

Meniconi, F. C., & Silveira, M. I. M. (2016). Escrita argumentativa em língua espanhola: uma análise discursiva e retórica de artigos de opinião de alunos iniciantes do Curso de Letras/Espanhol. Letras De Hoje, 51(1), 166–175. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2016.1.21608

Edição

Seção

Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso