Práticas discursivas delimitadoras de conteúdos: estudo de ementas da formação profissional de professor de línguas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2014.3.19109Palavras-chave:
Formação, Trabalho, Professor, Memória discursiva, Desaderência/aderênciaResumo
Neste artigo, discutimos uma opção para pensar caminhos a serem postos em relação: partir de uma concepção discursiva de linguagem em busca de um diálogo com a perspectiva ergológica de estudos sobre o trabalho, tendo como foco de estudo ementas de disciplinas do currículo de Letras de uma instituição específica. Esse recorte pretende apontar tendências à aproximação e afastamento da situação de trabalho do professor de ensino superior, a partir da observação de conteúdos validados por ementas de línguas, práticas como componentes curriculares e estágios. Como conceitos norteadores da análise, ressaltamos, no campo da análise do discurso (MAINGUENEAU, [1984] 2005), o de memória discursiva (ACHARD et al., 1999) e, no campo dos estudos do trabalho, (SCHWARTZ, 2012), os de epistemicidades, aderência e desaderência. A proposta aponta nas ementas traços discursivos que remontam a memórias que alimentam valores, atribuídos a modos de conceptualizar ensino de língua, língua, e, como consequência, papel do professor. ******************************************************** Discursive practices which are delimiters of contents: a study of syllabuses of professional education of language teachers In this paper, we discuss a suggestion for thinking pathways to be put in relation: to part from a discursive conception of language for searching for a dialog with the ergological perspective of studies about work, focusing on the syllabuses of the disciplines in the curriculum of the Liberal Arts (Faculty of Language) in a specific institution. Such section is intended to highlight tendencies to approaching to or receding from the work situation of the professor, parting from the observation of validated contents for language syllabuses, practices as curriculum components and training. As the guiding concepts of analysis, we point out, in the field of discourse analysis (MAINGUENEAU, [1984] 2005), the discursive memory (ACHARD et al, 1999), and in the field of work studies (SCHWARTZ, 2012), those of epistemicities, “adherence” and “nonadherence”. The proposal reveals in the syllabuses discursive traces that rebuild memories that feed values assigned to ways of conceptualizing language teaching, language, and as a consequence, the teacher’s role. Keywords: Education; Work; Teacher; Discursive memory; Adherence/nonadherenceDownloads
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