Uma visão biolinguística da arbitrariedade saussuriana

Autores

  • Aniela Improta França UFRJ
  • Aleria Cavalcante Lage UFRJ

Palavras-chave:

Arbitrariedade saussuriana, Período crítico, Representação cortical, Biolinguística,

Resumo

Este artigo se propõe a examinar dois construtos básicos de Biologia com valor essencial para a Biolinguística: o Período Crítico e as representações corticais. O Período Critico equivale a uma janela de tempo com grande plasticidade neuronal que acontece nos primeiros anos de vida do indivíduo. A linguagem se desenvolve estruturalmente neste período, mas a incrementação de vocabulário não está diretamente ligada a esta fase. O vocabulário pode ser adquirido durante toda a vida graças à capacidade de representação relacional entre forma e conteúdo, que se estabelece através da arbitrariedade saussuriana. Discutidos estes conceitos da Biologia, serão comentados os resultados de um estudo sobre arbitrariedade saussuriana em bebês: Lima, Gesualdi e França (2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aniela Improta França, UFRJ

Aniela Improta Franca concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2002, tendo estagiado no Cognitive Neuroscience of Language Lab da Universidade de Maryland, USA, no Instituto de Neurologia da UFRJ e no Ambulatório de AVC da UFF. É Professor Adjunto do Departamento de Linguística da UFRJ, membro do Conselho da Pós Graduação em Linguística e membro efetivo do Programa Avançado de Neurociência (PAN), também da UFRJ, onde atua como vice coordenadora. Desde 2006 coordena o Laboratório de Acesso Sintático - ACESIN. Atua na área de Teoria e Análise Linguística e em Neurociência da Linguagem. Atuou como Coordenadora do GT de Psicolingüística da Anpoll (Associação Nacional de Pós-graduação de Pesquisa em Letras e Lingüística) no bienio 2008-2010. É atualmente Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e Pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2013-09-09

Como Citar

Improta França, A., & Lage, A. C. (2013). Uma visão biolinguística da arbitrariedade saussuriana. Letras De Hoje, 48(3), 299–308. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/12659

Edição

Seção

Parte 1 – Alfabetização, Leitura e Escrita: Concepções Teóricas