Manuais didáticos e literatura infantil: as leituras infantis no Brasil e em Portugal

  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto Universidade Estadual Paulista
  • Rita Simões Universidade do Minho
Palavras-chave: Literatura Infantil, Manuais Escolares, Leitura Cooperativa, Leitor Crítico

Resumo

O manual escolar é um importante recurso pedagógico no contexto de sala de aula, sendo frequentemente o único. Todavia, uma análise de livros didáticos de ensino de Língua Materna tanto no Brasil quanto em Portugal permite-nos detectar a existência de importantes obstáculos didáticos a uma efetiva aprendizagem da língua em sua potencialidade humanizadora. Neste texto apresentamos os resultados de um projeto que teve como primeiro objetivo levar para a sala de aula um livro de literatura infantil substituindo as adaptações que abundam nos manuais. Partindo deste livro foram feitas atividades antes, durante e depois da leitura com uma turma de crianças portuguesas e outra de crianças brasileiras 4º ano de escolaridade, tais atividades objetivaram à formação de crianças leitoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) , mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) , doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), pós-doutorado pela University of British Columbia (2001) e pela Ohio State University (2005). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professor visitante da Universidade do Minho, Membro de corpo editorial da Leitura. Teoria & Prática (Campinas) (0102-387X), Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e Membro de corpo editorial da Reading Research Quarterly. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Ensino, Literatura e Ensino, Poesia e Ensino.
Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista
Mestre pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Marília), onde está vinculada ao Departamento de Didática e integra o Programa de Pós-Graduação em Educação, dividindo a liderança do Grupo de Pesquisa “Processos de Leitura e Escrita: apropriação e objetivação”. Tem duas militâncias – o direito das crianças à infância e à educação (e nelas, a leitura e escrita e a literatura infantil e juvenil) – além de uma fé inabalável no Brasil e no povo brasileiro.
Rita Simões, Universidade do Minho
Mestre em Estudos da Criança – Análise Textual e Literatura Infantil pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professora de Português e Inglês do 1º. E 3º. Ciclos do Ensino Básico e Secundário. Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Publicado
2013-05-20
Como Citar
Souza, R. J. de, Girotto, C. G. G. S., & Simões, R. (2013). Manuais didáticos e literatura infantil: as leituras infantis no Brasil e em Portugal. Letras De Hoje, 48(2), 262-269. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/11434
Seção
Seção: Temática Livre