Desenvolvimento motor de crianças em zonas rurais e urbanas: um estudo comparativo

Autores

  • Renata Rosa Sasso Universidade Federal do Pampa
  • Susane Graup Universidade Federal do Pampa
  • Simone Lara Universidade Federal do Pampa
  • Rodrigo de Souza Balk Universidade Federal do Pampa
  • Eloa Maria dos Santos Chiquetti Universidade Federal do Pampa
  • Mariana Vieira de Sá Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2018.3.30098

Palavras-chave:

criança, habilidades motoras, equilíbrio postural.

Resumo

Objetivo: Comparar o desenvolvimento motor de crianças residentes de zonas rurais e urbanas.
Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo, no qual foram incluídas 153 crianças, de 07 a 10 anos, ambos os sexos, divididas em dois grupos, sendo o Grupo Rural (GR) composto por 76 crianças e o Grupo Urbano (GU) formado por 77 crianças. O desenvolvimento motor foi avaliado através da bateria de testes de avaliação motora – Movement Assessment Battery for Children – segunda edição (MABC-2), que foi desenvolvido para avaliar deficiências motoras de crianças nas faixas etárias de 3 a 16 anos de idade. O MABC-2 contém 3 baterias de testes para respectivas faixas etárias. Para o presente estudo utilizou-se a Banda 2, que avalia crianças de 7 a 10 anos de idade. Esse instrumento é composto por 8 tarefas, 3 tarefas que medem a destreza manual, 2 tarefas medem habilidade com bola e 3 tarefas medem o equilíbrio estático e dinâmico.
Resultados: Houve uma prevalência superior de crianças com atrasos motores no GU (32,5%) quando comparado ao GR (15,8%). O GR obteve um melhor padrão motor em relação ao GU nas habilidades motoras de mirar e receber (p=0,01) e de equilíbrio (p=0,008). Quando analisados entre os grupos e conforme o sexo, o grupo feminino urbano foi o grupo com maior frequência de atrasos motores (33,3%).
Conclusão: As crianças residentes na área rural apresentaram um melhor desenvolvimento motor do que as crianças que vivem na zona urbana.

Biografia do Autor

Renata Rosa Sasso, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil;

Susane Graup, Universidade Federal do Pampa

Doutora, Professora do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil

Simone Lara, Universidade Federal do Pampa

Doutora em educação em ciências, mestre em fisiologia humana, docente do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Rodrigo de Souza Balk, Universidade Federal do Pampa

Doutor, Professor do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

Eloa Maria dos Santos Chiquetti, Universidade Federal do Pampa

Mestre, Professora do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil.

Mariana Vieira de Sá, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil

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Publicado

2018-10-17

Edição

Seção

Artigos Originais