Fisioterapia gerontológica na atenção primária à saúde: uma experiência na região norte

Autores

  • Rodolfo Gomes do Nascimento SESPA
  • João Sérgio de Souza Oliveira UEPA
  • Laiana Soeiro Ferreira UEPA
  • Zeneide Nazaré Lima dos Santos UEPA
  • Ronald de Oliveira Cardoso UEPA

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.3.13889

Palavras-chave:

fisioterapia, atenção primária à saúde, saúde do idoso, promoção da saúde

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência precursora da Fisioterapia gerontológica pautada na promoção de saúde e prevenção de agravos e incapacidades em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade de Belém (PA).

Descrição da experiência: Esse relato advém da experiência profissional vivenciada ao longo de cinco anos de existência de um programa fisioterapêutico criado para a assistência de gerontes comunitários usuários de uma UBS. Descreve o processo de implantação e consolidação como um importante serviço gerontológico da rede básica de saúde do município, assim como as ações fisioterapêuticas desenvolvidas neste caminho promissor. Dentre as atividades fisioterapêuticas implantadas no programa destacam-se o atendimento ambulatorial individualizado, atividades físicas para idosos e práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa, atividades educativas em saúde e atividades integrativas para a promoção de saúde.

Conclusão: Tendo em vista que a inserção da Fisioterapia nas UBS ainda é incipiente acreditamos que a implantação de um programa desta natureza seja uma iniciativa viável tanto do ponto de vista assistencial quanto acadêmico podendo servir como um modelo a ser reproduzido pelos gestores de outros municípios.

Biografia do Autor

Rodolfo Gomes do Nascimento, SESPA

SESPA, SESMA

Downloads

Publicado

2013-12-18

Edição

Seção

Relatos de Experiência