Alimentação de transição infantil: conhecer para educar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.2.11139Palavras-chave:
lactente, alimentação complementar, agente comunitário de saúdeResumo
Objetivo:Identificar os conhecimentos dos agentes comunitários de saúde de uma Equipe de Estratégia de Saúde da Família acerca de informações sobre alimentação de transição infantil, também denominada alimentação complementar, no período da lactância. Tal identificação poderá subsidiar a elaboração de uma estratégia educativa para aperfeiçoamento desses conhecimentos.
MateriaiseMétodos:Estudo qualitativo, exploratório, com delineamento do tipo pesquisa-ação, construído a partir das entrevistas semiestruturadas realizadas com os agentes comunitários de saúde, cujos dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. Posteriormente, utilizou-se uma estratégia educativa com os participantes, a qual consistiu em uma palestra sobre a temática do estudo. Finalmente, aplicou-se um questionário com estes para avaliar o impacto da estratégia implementada.
Resultados:Identificou-se conhecimento deficiente sobre os fatores imprescindíveis à oferta de uma alimentação complementar adequada, bem como sobre os fatores condicionantes dos problemas nutricionais mais comuns. Contudo, a aplicação do questionário, após a capacitação, evidenciou melhora no nível de conhecimento por parte dos sujeitos quanto à temática alimentação de transição.
Conclusão: É deficiente o conhecimento dos agentes comunitários de saúde em relação à alimentação de transição infantil, apontando para a necessidade de aperfeiçoamento frente à temática por parte desses profissionais de saúde, capaz de propiciar melhora na qualidade das informações e, por conseguinte, das orientações prestadas à comunidade. Além disso, o desfecho favorável alcançado com a realização da estratégia educativa proposta pelo estudo fortalece a importância de haver essa educação continuada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Ciência & Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Ciência & Saúde como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Ciência & Saúde o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Ciência & Saúde apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.