Alimentação de transição infantil: conhecer para educar

Autores

  • Pábula Parente Correia Universidade Estadual do Pernambuco
  • Sandra Mara Pimentel Duavy Pereira Universidade Regional do Cariri
  • Lorena Andréa Maciel Honor de Brito

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.2.11139

Palavras-chave:

lactente, alimentação complementar, agente comunitário de saúde

Resumo

Objetivo:Identificar os conhecimentos dos agentes comunitários de saúde de uma Equipe de Estratégia de Saúde da Família acerca de informações sobre alimentação de transição infantil, também denominada alimentação complementar, no período da lactância. Tal identificação poderá subsidiar a elaboração de uma estratégia educativa para aperfeiçoamento desses conhecimentos.

MateriaiseMétodos:Estudo qualitativo, exploratório, com delineamento do tipo pesquisa-ação, construído a partir das entrevistas semiestruturadas realizadas com os agentes comunitários de saúde, cujos dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. Posteriormente, utilizou-se uma estratégia educativa com os participantes, a qual consistiu em uma palestra sobre a temática do estudo. Finalmente, aplicou-se um questionário com estes para avaliar o impacto da estratégia implementada.

Resultados:Identificou-se conhecimento deficiente sobre os fatores imprescindíveis à oferta de uma alimentação complementar adequada, bem como sobre os fatores condicionantes dos problemas nutricionais mais comuns. Contudo, a aplicação do questionário, após a capacitação, evidenciou melhora no nível de conhecimento por parte dos sujeitos quanto à temática alimentação de transição.

Conclusão: É deficiente o conhecimento dos agentes comunitários de saúde em relação à alimentação de transição infantil, apontando para a necessidade de aperfeiçoamento frente à temática por parte desses profissionais de saúde, capaz de propiciar melhora na qualidade das informações e, por conseguinte, das orientações prestadas à comunidade. Além disso, o desfecho favorável alcançado com a realização da estratégia educativa proposta pelo estudo fortalece a importância de haver essa educação continuada.

Downloads

Publicado

2013-08-06

Edição

Seção

Artigos Originais