Estressores e atenuantes de estresse entre idosos em tratamento hemodialítico

Autores

  • Eniva Miladi Fernandes Stumm Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Paola Braz de Abreu Hospital de Caridade de Ijuí – HCI
  • Liamara Denise Ubessi Centro de Educação Superior Norte RS – CESNORS/Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Dulce Aparecida Barbosa UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.1.11053

Palavras-chave:

insuficiência renal crônica, diálise renal, idoso, enfermagem

Resumo

Objetivo: Conhecer e analisar estressores e fatores atenuantes do estresse vivenciados por idosos que realizam hemodiálise. Materiais e Métodos: Estudo qualitativo, com 15 idosos, realizado em 2010, em uma Unidade Renal hospitalar do noroeste do Rio Grande do Sul. Instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada, dados de caracterização e observações em diário de campo. Análise dos resultados seguiu preceitos da análise de conteúdo. Resultados: O idoso pesquisado convive com vários estressores no seu cotidiano: restrições alimentar e hídrica, não poder trabalhar, dificuldade de aceitar a doença e tratamento, deslocamento para tratamento, fraqueza, dispneia, disfunção erétil, déficit visual, a própria fístula arteriovenosa e/ou cateter vascular, medo da máquina dialisadora, sentimento de culpa, mudanças na autoimagem, autoestima, perda de autonomia. Os atenuantes de estresse compreendem: apoio da família, resignação, aceitação, crença religiosa e expectativa de transplante renal. Conclusão: O estudo possibilita a identificação de estressores e fatores atenuantes de estresse nos idosos pesquisados.

Biografia do Autor

Eniva Miladi Fernandes Stumm, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Enfermeira, mestre, Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí

Paola Braz de Abreu, Hospital de Caridade de Ijuí – HCI

Enfermeira pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS – UNIJUÍ, pós-graduanda em Nefrologia pela UFRGS, Enfermeira na Unidade de Diálise do Hospital de Caridade de Ijuí – HCI. Endereço: Rua do Comércio, 3000, bairro Universitário, Ijuí, RS, Brasil, CEP 98700.000. Telefone: (55) 3332 0461.

Liamara Denise Ubessi, Centro de Educação Superior Norte RS – CESNORS/Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Psicóloga, Enfermeira, Sanitarista, mestranda em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ, bolsista CAPES, professora substituta no Centro de Educação Superior Norte RS – CESNORS/Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, campus Palmeira das Missões-RS. Endereço: Rua Irmãos Person, 176, Centro, Ijuí, RS, Brasil, CEP 98700.000. Telefone: (55) 9607 0996.

Dulce Aparecida Barbosa, UNIFESP

Enfermeira, professora livre docente da UNIFESP

Downloads

Publicado

2013-03-19

Edição

Seção

Artigos Originais