Os modelos de financiamento de campanha eleitoral e o contexto político-cultural brasileiro

Autores

  • Raíssa Tonial PUCRS
  • Elton Somensi de Oliveira PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7718.2014.1.16553

Palavras-chave:

Partido político, Representação política, Financiamento de campanha eleitoral, Patrimonialismo.

Resumo

A existência de partidos para a representação da vontade política é elemento essencial para a formação do Estado Democrático de Direito e sua efetividade depende de elementos como a existência de recursos financeiros para as campanhas eleitorais. Na busca desses recursos predominam as formas: privado, público, “matching funds” e misto. Este artigo tem por objeto principal a análise destes modelos, suas vantagens e desvios tendo como perspectiva a realidade brasileira, caracterizada por uma cultura patrimonialista. Secundariamente, este artigo também procura identificar elementos que contribuam para disputas eleitorais mais justas e com menores índices de corrupção.

Biografia do Autor

Raíssa Tonial, PUCRS

Editor gerente

Elton Somensi de Oliveira, PUCRS

Doutor em Direito pela UFRGS, Professor da Faculdade de Direito da PUCRS

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Publicado

2014-02-13

Edição

Seção

Artigos