“Vimqve omnem hvmanitatis”: o modelo pedagógico romano
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7718.2014.1.16547Palavras-chave:
“Humanitas”, Educação, Formação integral.Resumo
Educar-se é permanentemente esculpir-se, disse Plotino. Formar-se, portanto, na acepção educativa grega era não apenas o formar-se, mas o transformar-se. A educação (e, ducere, conduzir para fora, sair de) significava um vir-a-ser constante, um processo paulatino e exaustivo de desenvolvimento humano inacabado, em cujo homem jamais deixa de se tornar senão aquilo que já é. A concepção paidético-educativa percebe o ser humano como uma obra de arte em potencial, a ser devidamente moldada. A civilização grega possuía um ethos próprio e um ideal de ser humano, aos quais incumbia seus cidadãos se adequar. E este arquétipo representava aquilo que havia de mais cabal na natureza. Em face disso, à imagem e semelhança do modelo paidético grego, surge a humanitas romana, ou romanitas, ora sob análise.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Direito & Justiça implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Direito & Justiça como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Direito & Justiça o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Direito & Justiça apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.