Pedagogia do Oprimido – um grito manso e de esperança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33585

Palavras-chave:

Pedagogia do oprimido, Grito manso, Legado de esperança, Onda neoconservadora.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a atualidade e a pertinência da obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Frente ao imenso legado freireano algo se pode considerar um consenso: uma grande dose de esperança em um mundo melhor. Esperança para Freire tinha que ver com o verbo esperançar. Nos tempos difíceis atuais da vida política brasileira, de surgimento de uma onda neoconservadora em todas as dimensões da sociedade, onde uns tantos propõem a expulsão de Freire e de seu legado das escolas e das universidades, há que aprofundarmos e atualizarmos a compreensão do legado freireano. Ou seja: aos que propõe “escolas sem partido” e expulsão de Freire, devemos responder com mais Freire e com mais democracia. Se tivéssemos conseguido fazer as proposições freireanas mais presentes em nossa educação, certamente que certos ressurgimentos obscurantistas teriam mais dificuldades para se instalarem em nossa sociedade.

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Biografia do Autor

Valdo Hermes de Lima Barcelos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS.

Pós-Doutorado em Antropofagia Cultural Brasileira. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Administração Escolar. Santa Maria, RS.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

de Lima Barcelos, V. H. (2019). Pedagogia do Oprimido – um grito manso e de esperança. Educação, 42(3), 426–434. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33585

Edição

Seção

Dossiê - ALFAEEJA