Brasil e Uruguai: influências e aproximações no campo intelectual educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.31936

Palavras-chave:

História da educação. Uruguai. Pelotas (Rio Grande do Sul). Intelectuais.

Resumo

No Brasil, nos anos finais do século XIX, como nas primeiras décadas do XX, é possível evidenciar aproximações com os modelos internacionais nos mais diversos campos: econômico, social, político, cultural, educacional. Considerando que muitos intelectuais de Pelotas tiveram um papel ativo na divulgação de um ideário educacional na cidade, tem-se como objetivo neste texto discutir os itinerários de formação desses intelectuais, as redes de sociabilidades que engendraram suas projeções, bem como a influência que receberam de autores uruguaios. Cabe salientar que, pautados no campo da história da educação, compreende-se como intelectual o sujeito que das mais variadas formas preocupava-se em divulgar, discutir e propor projetos educacionais, seja por meio de redes de sociabilidades, seja por conferências, cursos, artigos jornalísticos. Para tanto, foram pesquisados elementos das trajetórias desses intelectuais a partir do acesso de diversos exemplares que compunham seus acervos.

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Arriada, E., Michel, C. B., & Nogueira, G. M. (2018). Brasil e Uruguai: influências e aproximações no campo intelectual educacional. Educação, 41(2), 289–299. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.31936