A presença de estudantes indígenas na educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33245

Palavras-chave:

Educação Profissional. Educação Indígena. Interculturalidade

Resumo

A presença de estudantes indígenas e sua cultura específica, no âmbito da rede federal de Educação Profissional, é ainda recente, considerando a expansão dos Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia e a implementação da Lei de Cotas nº 12.711, de 2012. A pesquisa desenvolvida apresenta o mapeamento das terras indígenas demarcadas e dos campi dos Institutos Federais presentes no Rio Grande do Sul, bem como o número de matrículas de estudantes indígenas em cada campus. No campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, evidenciou-se a presença significativa de estudantes indígenas. A metodologia da pesquisa baseou-se em entrevistas etnográficas junto a gestores, técnicos administrativos, professores e estudantes indígenas kaingang. Foram identificadas implicações da presença kaingang nos processos burocráticos e pedagógicos da instituição.

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Biografia do Autor

Simone Valdete Dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora Associada IV da Faculdade de Educação e do Pós-Graduação da mesma Universidade (UFRGS).

Juliana da Cruz Mülling, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Canoas, RS, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Campus Canoas).

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Dos Santos, S. V., & Mülling, J. da C. (2019). A presença de estudantes indígenas na educação profissional e tecnológica. Educação, 42(3), 475–485. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33245

Edição

Seção

Dossiê - ALFAEEJA