Produção do GT 20 Psicologia da Educação da ANPEd
expressão da ciência, da educação escolar e da sociedade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44777Palavras-chave:
Psicologia da Educação, pesquisa, educação escolarResumo
Este trabalho resulta da análise de 79 trabalhos apresentados no GT 20 – Psicologia da Educação, em reuniões anuais da ANPEd, de 2013 a 2021. Compreende-se que as comunicações apresentadas expressam a produção acadêmica sobre a Psicologia da Educação como campo de estudos e disciplina de fundamentos da educação. O objetivo do estudo é identifi car o que o GT investiga, como o faz, os resultados alcançados e suas implicações e desdobramentos e as bases teóricas que o subsidiam. Os trabalhos foram analisados a partir da leitura dos títulos, autoria, fi liação institucional, palavras-chave, objetivos, metodologia, referencial teórico, resultados e referências. As análises indicam: a) críticas a teorias da Psicologia; b) contribuições de teorias críticas para subsidiar a formação e a atuação docente; c) concepções de aprendizagem e desenvolvimento; d) matrizes teóricas e o enfrentamento de problemáticas atuais; e) desenvolvimento de estudos teóricos e de pesquisa de campo/aplicada (especialmente na escola); f) integração de diferentes campos do conhecimento para composição do corpus teórico e metodológico da psicologia da educação; g) educação inclusiva em enfrentamento às desigualdades; h) atenção ao sofrimento individual (de professores e alunos) e i) processos de escolarização. Conclui-se sobre a importância deste GT como espaço agregador e de expressão dos direcionamentos da ciência/academia, sua relevância para a educação (em seus dois níveis, suas etapas e modalidades) e para a sociedade em geral, e, sobretudo, que a psicologia da educação se constitui em campo exponencial para a compreensão e análise de problemáticas educacionais.
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