Por que os oceanos? Por uma diplomacia estratégica brasileira para a biodiversidade em alto-mar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-5694.2019.1.33358

Palavras-chave:

biodiversidade além da jurisdição nacional, diplomacia estratégica, governança global, oceanos.

Resumo

A comunidade internacional decidiu agir para preencher as lacunas na regulamentação internacional sobre o uso sustentável da biodiversidade além da jurisdição nacional (BAJN). Esta é uma resposta para os desafios impos- tos pelo Antropoceno, seja pela deterioração desses recursos, ou pelo crescente aumento da presença humana em atividades relacionadas à BAJN. Assim, o objetivo deste estudo é compreender a dimensão da governança global da BAJN. A metodologia adotada é qualitativa, baseando-se numa pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam para uma necessidade de apreender a governança desses recursos por uma lente da complexidade, em que as diversas forças regendo essa governança são consideradas, para se obter uma visão sistêmica. O Brasil ainda não construiu uma resposta estratégica para a BAJN, o que enfraquece sua capacidade de desenvolvimento sustentável baseado nos oceanos. Assim, oferece-se a diplomacia estratégica como ferramenta para a atuação brasileira com relação à BAJN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Magri de Queiroz, Universidade de Brasília (UNB)

Graduando em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais – Universidade de Brasília (IREL/UnB). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em graduação-sanduíche na Faculté de Droit et de Science Politique – Aix-Marseille Université, projeto “A Estratégia Brasileira para a Gestão Sustentável dos Recursos Marinhos Vivos” (Projetos Estratégicos, DRI). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1214-6934; E-mail de contato: [email protected].

Referências

ANGELO, Claudio. Acordo de Paris começa, enfim, a ganhar cara. Observatório do clima, 05 out. 2015.

Disponível em: http://www.observatoriodoclima.eco.br/acordo-de-paris-comeca-enfim-a- -ganhar-cara/. Acesso em: 11 fev. 2019.

AMARAL-ZETTLER, Linda A. et al. The biogeography of the Plastisphere: implications for po- licy. Frontiers in Ecology and the Environment, [S. l.], v. 13, n. 10, p. 541-546, 2015.

https://doi. org/10.1890/150017

BAI, Xuemei et al. Plausible and desirable futures in the Anthropocene: A new research agenda. Global Environmental Change, Guildford, v. 39, p. 351-362, 2016.

https://doi.org/10.2989/16073 606.2015.1073813

BARROS-PLATIAU, A. F. et al. Correndo para o mar no antropoceno: a complexidade da gover- nança dos oceanos e a estratégia brasileira de gestão dos recursos marinhos. Revista de Direito Internacional, Brasília, DF, v. 12, n. 1, p. 150-168, 2015

https://doi.org/10.5102/rdi.v12i1.3292

BARROS-PLATIAU, Ana Flávia; MALJEAN-DUBOIS, Sandrine. La gouvernance globale de la biodi- versité en haute mer. In: COMPAGNON, Daniel; RODARY, Estienne. Les Politiques de biodiversité. Paris: Presses de Sciences Po, 2017. p. 49-66.

BARROS-PLATIAU, Ana Flávia et al. Strategic Diplomacy, Fractal Governance and the BRICS in the Climate Regime. Revista de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor, Brasília, DF, v. 1, n. 1, p. 69-83, 2018.

https://doi.org/10.31501/repats.v1i1.9930

BARROS-PLATIAU, Ana Flávia. When emergent countries reform global governance of climate change: Brazil under Lula. Revista Brasileira de Política Internacional, Brasília, DF, v. 53, n. SPE, p. 73-90, 2010.

https://doi.org/10.1590/S0034-73292010000300005

BARROS, Ana Flávia. O Brasil na governança das grandes questões ambientais contemporâneas, país emergente? Brasília: Cepal; Ipea, 2011. (Texto para Discussão, n. 40).

BEDERMAN, David J. The sea. In: FASSBENDER, Bardo et al. (ed.). The Oxford handbook of the history of international law. Oxford University Press, 2012.

BENNETT, Nathan J.; SATTERFIELD, Terre. Environmental governance: A practical framework to guide design, evaluation, and analysis. Conservation Letters, v. 11, n. 6, p. e12600, 2018.

https:// doi.org/10.1111/conl.12600

BEAU, Rémi; LARRÈRE, Catherine. Penser l’anthropocène. Presses de Sciences Po, 2018.

BEURRIER, Jean-Pierre. Droit international de L’Environment. ed. 5. Paris: Ed. A. Pedone, 2017.

BIERMANN, Frank et al. The fragmentation of global governance architectures: A framework for analysis. Global Environmental Politics, Cambridge, Mass., v. 9, n. 4, p. 14-40, 2009.

https://doi. org/10.1162/glep.2009.9.4.14

BIERMANN, Frank. Planetary boundaries and earth system governance: Exploring the links. Ecological Economics, [S. l.], v. 81, p. 4-9, 2012.

https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2012.02.016

BLASIAK, Robert et al. Corporate control and global governance of marine genetic resources. Science advances, [S. l.], v. 4, n. 6, p. eaar5237, 2018.

https://doi.org/10.1126/sciadv.aar5237

BLASIAK, Robert et al. Negotiating the use of biodiversity in marine areas beyond national jurisdic- tion. Frontiers in Marine Science, [S. l.], v. 3, p. 224, 2016.

https://doi.org/10.3389/fmars.2016.00224

BREITMEIER, Helmut; YOUNG, Oran R.; ZÜRN, Michael. Analyzing international environmental regimes: from case study to database. Cambridge: MIT Press, 2006.

https://doi.org/10.7551/mi- tpress/1264.001.0001

BROGGIATO, Arianna et al. Mare Geneticum: Balancing Governance of Marine Genetic Resources in International Waters. The International Journal of Marine and Coastal Law, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 3-33, 2017.

https://doi.org/10.1163/15718085-13310030

BURGES, Sean W. Brazil as a bridge between old and new powers?. International Affairs, [S. l.], v. 89, n. 3, p. 577-594, 2013.

https://doi.org/10.1111/1468-2346.12034

CAMARGO, Suzana. Rio de Janeiro é a primeira cidade brasileira a banir canudos plásticos. In: Conexão Planeta [ Web site] , 03 jul. 2018.

Disponível em: http://conexaoplaneta.com.br/blog/rio- -de-janeiro-pode-ser-primeira-cidade-brasileira-a-banir-canudos-plasticos. Acesso em: 11 fev. 2019.

CEBALLOS, Gerardo; EHRLICH, Paul R.; DIRZO, Rodolfo. Biological annihilation via the ongoing sixth mass extinction signaled by vertebrate population losses and declines. Proceedings of the National Academy of Sciences, Washington (D.C.), v. 114, n. 30, p. E6089-E6096, 2017.

https://doi. org/10.1073/pnas.1704949114

DECLARAÇÃO de Belém sobre a cooperação em investigação e inovação no oceano Atlântico. Lisboa, 2017.

Disponível em: https://ec.europa.eu/research/iscp/pdf/belem_statement_2017_pt.pdf. Acesso em: 11 fev 2019.

DRANKIER, Petra et al. Marine genetic resources in areas beyond national jurisdiction: access and benefit-sharing. The International Journal of Marine and Coastal Law, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 375-433, 2012.

https://doi.org/10.1163/157180812X637984

DRUEL, Elisabeth et al. A long and winding road: International discussions on the governance of marine biodiversity in areas beyond national jurisdiction. Paris: IDDRI, 2012. (IDDRI Study 07/13).

DUPUY, Pierre-Marrie; VIÑUALES, Jorge E. Introduction au droit international de l’environment. Bruxelas: Bruylant, 2015.

EU reaches agreement on single-use plastic ban. In: DW, [S. l.], 19 dez. 2018.

Disponível em: https:// www.dw.com/en/eu-reaches-agreement-on-single-use-plastic-ban/a-46797494. Acesso em: 11 fev. 2019.

FREESTONE, Daniel. Can existing institutions protect biodiversity in areas beyond national juris- diction? Experiences from two on-going processes. Marine Policy, Surrey, v. 49, p. 167-175, 2014.

https://doi.org/10.1016/j.marpol.2013.12.007

FINAL Report of the Forty-first Antarctic Treaty Consultative Meeting. Buenos Aires: ATCM, 2018.

Disponível em: https://www.ats.aq/documents/ATCM41/fr/ATCM41_fr001_e.pdf. Acesso em: 11 fev. 2019.

GREEN, Jessica F.; AULD, Graeme. Unbundling the regime complex: the effects of private au- thority. Transnational environmental law, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1-26, 2016.

https://doi.org/10.1017/ S2047102516000121

GOH, Evelyn; PRANTL, Jochen. Why strategic diplomacy matters for Southeast Asia. East Asia Forum, [S. l.], v. 9, n. 2, 2017.

PERSHING, Andrew J. et al. Oceans and marine resources. In: NATIONAL CLIMATE ASSESSMENT, 4., Washington DC. Proceedings [...], Washington DC : U.S. Global Change Research Program, 2018. v. 2, p. 353–390.

Disponível em: https://nca2018.globalchange.gov/chapter/9/. Acesso em: 11 fev. 2019.

HARDEN-DAVIES, Harriet. The next wave of science diplomacy: marine biodiversity beyond na- tional jurisdiction. ICES Journal of Marine Science, [S. l.], v. 75, n. 1, p. 426-434, 2017.

https://doi. org/10.1093/icesjms/fsx165

HO, Peter. The Challenges Of Governance In A Complex World. World Scientific, 2017.

https://doi. org/10.1142/10759

INOUE, C. Global Climate Governance: a proposed analytical framework under construction. Carta Internacional, [S. l.], v. 11, n. 1, 2016, pp. 91-117.

https://doi.org/10.21530/ci.v11n1.2016.242

INTERGOVERNMENTAL Conference on Marine Biodiversity of Areas Beyond National Jurisdiction. US ; United Nations, [2019].

Disponível em: https://www.un.org/bbnj/. Acesso em: 11 fev. 2019.

INTERNATIONAL INSTITUTE FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT (IISD). 1st Session of the Intergovernmental Conference (IGC) on an International Legally Binding Instrument under the United Nations Convention on the Law of the Sea (UNCLOS) on the Conservation and Sustainable Use of Marine Biological Diversity of Areas Beyond National Jurisdiction (BBNJ). Nova York: IISD, 2018.

Disponível em: http://enb.iisd.org/oceans/bbnj/igc1/. Acesso em: 11 fev. 2019

JOHNSON, J.; REYNOLDS, H.; MYCOFF, J. Political science research methods. [S. l.]: Cq Press, 2016. KAVALSKI, Emilian (org.). World politics at the edge of chaos: reflections on complexity and global

life. New York: SUNY Press, 2016.

KERVRAN, David Dumoulin; PEPIN-LEHALLEUR, Marielle. Agir-en-réseau: modèle d’action ou catégorie d’analyse?. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2012.

https://doi.org/10.4000/ books.pur.70677

KEOHANE, R.; VICTOR, D. The regime complex for climate change. Perspectives on Politics, New York, v. 9, p. 7- 23, 2011.

https://doi.org/10.1017/S1537592710004068

KRASNER, Stephen. Structural Causes and Regime Consequences: Regimes as Intervening Variables. International Organization, Cambridge, Mass, v. 36, n. 2, p. 185-205, 1982.

https://doi.org/10.1017/ S0020818300018920

LE PRESTRE, Philippe. Global Ecopolitics Revisited: towards a complex governance of global envi- ronmental problems. Nova York: Routledge, 2017.

https://doi.org/10.4324/9781315563695

LUIZ, Gabriel; CASSELA, Vinícius. Ibaneis sanciona lei que proíbe canudos e copos de plástico no DF. In: G1, [S. l.], 07 fev. 2019.

Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/02/07/ ibaneis-sanciona-lei-que-proibe-canudos-e-copos-de-plastico-no-df.ghtml. Acesso em: 11 fev. 2019.

MALJEAN-DUBOIS, Sandrine. La Convention de Rio sur la diversité biologique. In: NÉGRI, Vincent (org.). La diversité dans la gouvernance internationale: perspectives culturelles, écologiques et juridiques. Bruylant, 2016.

MAZZEGA, Pierre et al. Mapping ocean-related main issues onto decision of environmental Conferences of Parties. In: OLIVEIRA, Carina; GALINDO, George; TELES, Solange; MONTALVERNE, Tarin (org.). Meio Ambiente Marinho e Direito. 1ed. Curitiba: Juruá, 2018. v. 2, p. 03-21.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Magri de Queiroz, I. (2019). Por que os oceanos? Por uma diplomacia estratégica brasileira para a biodiversidade em alto-mar. Conversas & Controvérsias, 6(1), e33358. https://doi.org/10.15448/2178-5694.2019.1.33358

Edição

Seção

Dossiê - Relações Internacionais e Meio Ambiente