Caderno Marista de Educação https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao <p>O Caderno Marista de Educação, instituído em 2005, no formato impresso, é um periódico científico da Gerência Educacional e está vinculado ao Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades da PUCRS. É editada em plataforma eletrônica [ISSN 1677-9576], sob a direção da Edipucrs, com fluxo contínuo de publicação. Tem como principal foco promover a discussão de temáticas relacionadas à Educação Básica, a saber: formação de professores, currículo, aprendizagem, gestão escolar, tecnologias, inclusão, metodologias e políticas educacionais, bem como outras temáticas que envolvam a educação básica. Os trabalhos aceitos nos idiomas <strong>português</strong> e <strong>espanhol</strong>, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.</p> pt-BR <p><strong>Direitos Autorais</strong></p><p>A submissão de originais para a <strong>Revista Caderno Marista de Educação</strong> implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a <strong>Revista Caderno Marista de Educação</strong> como o meio da publicação original.</p><p><strong>Licença Creative Commons</strong></p><p>Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença <a href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/" target="_blank"><strong>Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional</strong></a>, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.</p> [email protected] (Roque Corrêa Júnior) [email protected] (EDIPUCRS ) Mon, 05 Feb 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Marista Mundi https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/45646 <p>O presente artigo busca realizar um relato de experiência de uma prática de intercâmbio cultural entre quatro turmas de colégios Maristas no Brasil e no Chile. A ideia para o projeto surgiu do desejo de expandir fronteiras de conhecimento e promover o enriquecimento cultural. Os alunos tiveram a oportunidade de contar sobre as particularidades de suas escolas, cidades e de uma festa com características exclusivas de cada país. O projeto contou com diversas videochamadas entre os envolvidos para a construção de uma conexão efetiva e duradoura. Acredita-se que essa troca foi o primeiro passo para uma relação futura frutífera.</p> Kamylla Canalli Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/45646 Tue, 04 Jun 2024 00:00:00 -0300 Conexões literárias https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/45846 <p>Este relato apresenta o processo e os resultados do projeto “Conexões Literárias – Construindo Pontes de Aprendizagens para a vida”, que estimula o pensamento criativo-lógico e crítico dos estudantes com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), não somente no âmbito escolar, mas também atendendo crianças de uma instituição filantrópica de apoio à criança com Câncer, fomentando o empreendedorismo e projeto de vida. Esse projeto utilizou as tecnologias digitais de forma integrada ao conteúdo curricular, com ênfase nos gêneros textuais e educação financeira, fundamentando-se teoricamente em documentos basilares da educação brasileira e em autores que desenvolveram pesquisas das áreas de letramento, multiletramentos e das TDICs.</p> <p><strong> </strong></p> Priscila Cavalcanti Silva Pereira Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/45846 Tue, 04 Jun 2024 00:00:00 -0300 Feira Internacional “Maristas Pelo Mundo” https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/45644 <p>A Feira Internacional “Maristas Pelo Mundo” teve sua primeira edição em 2023, sediada no Colégio Marista Ipanema de Porto Alegre. Foi um projeto em parceria do colégio com o Escritório de Cooperação Internacional da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e teve como objetivo aproximar o debate da internacionalização, multiculturalidade e interculturalidade da Educação Básica, sendo um dos destaques do Prêmio Educador Inovador Marista 2023 na categoria “Internacionalização”. Na sua programação, contou com palestras, workshops, atrações culturais e estandes com presença de organizações relacionadas à proposta. A feira atingiu estudantes do colégio, de outras escolas maristas e da comunidade em geral.</p> <p class="TtuloPalavraschave"> </p> Fernando Degrandis Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/45644 Tue, 04 Jun 2024 00:00:00 -0300 Conexões com Champagnat https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/45856 <p>O projeto “Conexões com Champagnat: um currículo em pastoral” foi desenvolvido na Unidade Marista Escola Social Lúcia Mayvorne, localizada em Florianópolis, Santa Catarina. Foi inspirado pela autora a partir do 1º módulo do Curso Hermitage, no qual criou um documento que orienta e oportuniza a aplicação didática sobre Marcelino Champagnat e a Instituição Marista, por meio das Matrizes Maristas em cada componente curricular das áreas de conhecimento do ensino fundamental II. Tal experiência foi motivada pela pastoralista da Unidade e foi aplicada pelos docentes. O projeto trouxe resultados que aproximaram discentes e docentes da história do fundador Marista e sua Instituição.</p> Ana Paula Wurlitzer Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/45856 Tue, 04 Jun 2024 00:00:00 -0300 A educação física no contexto pandêmico https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/44056 <p class="A-Resumo">O presente artigo apresenta uma análise reflexiva acerca da trajetória do componente curricular de educação física (EF) ao longo do período pandêmico até o retorno ao ensino presencial com seus novos percursos na vivência da corporeidade. Teve como objetivos específicos: a) relatar a história de tensionamentos e resiliência na problematização dos aspectos pedagógicos da EF em plena pandemia; e b) averiguar a trajetória do componente curricular de EF frente à situação de distanciamento social e seus desdobramentos. Este estudo de caso, de abordagem qualitativa, analisou documentos de registros pedagógicos e planos de aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, registros e observações a partir das falas dos professores de EF deste segmento, o engajamento dos estudantes nas atividades propostas e os retornos (<em>feedbacks</em>) das famílias, no período de 2020 a 2022. Nesta pesquisa, fica evidente que foram produzidas vivências da corporeidade nas práticas realizadas com os estudantes, fruto de reavaliação constante em cada momento planejado, respeitando seus diferentes tempos, processos e experiências possíveis. Esse movimento tornou possível experimentar outras formas de fazer, pensar e desenvolver a EF dentro das limitações presentes no ensino remoto, priorizando o cuidado com cada estudante, reverberando, assim, outras formas de produzir sentido para a docência.</p> Leia Raquel Almeida, Karina Pacheco Dohms, Rubiane Severo Oliva Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/44056 Mon, 05 Feb 2024 00:00:00 -0300