Caderno Marista de Educação https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao <p>O Caderno Marista de Educação, instituído em 2005, no formato impresso, é um periódico científico da Gerência Educacional e está vinculado ao Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades da PUCRS. É editada em plataforma eletrônica [ISSN 1677-9576], sob a direção da Edipucrs, com fluxo contínuo de publicação. Tem como principal foco promover a discussão de temáticas relacionadas à Educação Básica, a saber: formação de professores, currículo, aprendizagem, gestão escolar, tecnologias, inclusão, metodologias e políticas educacionais, bem como outras temáticas que envolvam a educação básica. Os trabalhos aceitos nos idiomas <strong>português</strong> e <strong>espanhol</strong>, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.</p> pt-BR <p><strong>Direitos Autorais</strong></p><p>A submissão de originais para a <strong>Revista Caderno Marista de Educação</strong> implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a <strong>Revista Caderno Marista de Educação</strong> como o meio da publicação original.</p><p><strong>Licença Creative Commons</strong></p><p>Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença <a href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/" target="_blank"><strong>Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional</strong></a>, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.</p> [email protected] (Roque Corrêa Júnior) [email protected] (EDIPUCRS ) Mon, 05 Feb 2024 09:36:15 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A educação física no contexto pandêmico https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/44056 <p class="A-Resumo">O presente artigo apresenta uma análise reflexiva acerca da trajetória do componente curricular de educação física (EF) ao longo do período pandêmico até o retorno ao ensino presencial com seus novos percursos na vivência da corporeidade. Teve como objetivos específicos: a) relatar a história de tensionamentos e resiliência na problematização dos aspectos pedagógicos da EF em plena pandemia; e b) averiguar a trajetória do componente curricular de EF frente à situação de distanciamento social e seus desdobramentos. Este estudo de caso, de abordagem qualitativa, analisou documentos de registros pedagógicos e planos de aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, registros e observações a partir das falas dos professores de EF deste segmento, o engajamento dos estudantes nas atividades propostas e os retornos (<em>feedbacks</em>) das famílias, no período de 2020 a 2022. Nesta pesquisa, fica evidente que foram produzidas vivências da corporeidade nas práticas realizadas com os estudantes, fruto de reavaliação constante em cada momento planejado, respeitando seus diferentes tempos, processos e experiências possíveis. Esse movimento tornou possível experimentar outras formas de fazer, pensar e desenvolver a EF dentro das limitações presentes no ensino remoto, priorizando o cuidado com cada estudante, reverberando, assim, outras formas de produzir sentido para a docência.</p> Leia Raquel Almeida, Karina Pacheco Dohms, Rubiane Severo Oliva Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/44056 Mon, 05 Feb 2024 00:00:00 -0300