https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/issue/feed Caderno Marista de Educação 2024-06-04T14:46:31-03:00 Roque Corrêa Júnior [email protected] Open Journal Systems <p>O Caderno Marista de Educação, instituído em 2005, no formato impresso, é um periódico científico da Gerência Educacional e está vinculado ao Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades da PUCRS. É editada em plataforma eletrônica [ISSN 1677-9576], sob a direção da Edipucrs, com fluxo contínuo de publicação. Tem como principal foco promover a discussão de temáticas relacionadas à Educação Básica, a saber: formação de professores, currículo, aprendizagem, gestão escolar, tecnologias, inclusão, metodologias e políticas educacionais, bem como outras temáticas que envolvam a educação básica. Os trabalhos aceitos nos idiomas <strong>português</strong> e <strong>espanhol</strong>, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.</p> https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/45644 Feira Internacional “Maristas Pelo Mundo” 2024-06-04T14:45:52-03:00 Fernando Degrandis [email protected] <p>A Feira Internacional “Maristas Pelo Mundo” teve sua primeira edição em 2023, sediada no Colégio Marista Ipanema de Porto Alegre. Foi um projeto em parceria do colégio com o Escritório de Cooperação Internacional da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e teve como objetivo aproximar o debate da internacionalização, multiculturalidade e interculturalidade da Educação Básica, sendo um dos destaques do Prêmio Educador Inovador Marista 2023 na categoria “Internacionalização”. Na sua programação, contou com palestras, workshops, atrações culturais e estandes com presença de organizações relacionadas à proposta. A feira atingiu estudantes do colégio, de outras escolas maristas e da comunidade em geral.</p> <p class="TtuloPalavraschave"> </p> 2024-06-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/45856 Conexões com Champagnat 2024-06-04T14:46:31-03:00 Ana Paula Wurlitzer [email protected] <p>O projeto “Conexões com Champagnat: um currículo em pastoral” foi desenvolvido na Unidade Marista Escola Social Lúcia Mayvorne, localizada em Florianópolis, Santa Catarina. Foi inspirado pela autora a partir do 1º módulo do Curso Hermitage, no qual criou um documento que orienta e oportuniza a aplicação didática sobre Marcelino Champagnat e a Instituição Marista, por meio das Matrizes Maristas em cada componente curricular das áreas de conhecimento do ensino fundamental II. Tal experiência foi motivada pela pastoralista da Unidade e foi aplicada pelos docentes. O projeto trouxe resultados que aproximaram discentes e docentes da história do fundador Marista e sua Instituição.</p> 2024-06-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/45646 Marista Mundi 2024-06-04T14:46:04-03:00 Kamylla Canalli [email protected] <p>O presente artigo busca realizar um relato de experiência de uma prática de intercâmbio cultural entre quatro turmas de colégios Maristas no Brasil e no Chile. A ideia para o projeto surgiu do desejo de expandir fronteiras de conhecimento e promover o enriquecimento cultural. Os alunos tiveram a oportunidade de contar sobre as particularidades de suas escolas, cidades e de uma festa com características exclusivas de cada país. O projeto contou com diversas videochamadas entre os envolvidos para a construção de uma conexão efetiva e duradoura. Acredita-se que essa troca foi o primeiro passo para uma relação futura frutífera.</p> 2024-06-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/45846 Conexões literárias 2024-06-04T14:46:17-03:00 Priscila Cavalcanti Silva Pereira [email protected] <p>Este relato apresenta o processo e os resultados do projeto “Conexões Literárias – Construindo Pontes de Aprendizagens para a vida”, que estimula o pensamento criativo-lógico e crítico dos estudantes com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), não somente no âmbito escolar, mas também atendendo crianças de uma instituição filantrópica de apoio à criança com Câncer, fomentando o empreendedorismo e projeto de vida. Esse projeto utilizou as tecnologias digitais de forma integrada ao conteúdo curricular, com ênfase nos gêneros textuais e educação financeira, fundamentando-se teoricamente em documentos basilares da educação brasileira e em autores que desenvolveram pesquisas das áreas de letramento, multiletramentos e das TDICs.</p> <p><strong> </strong></p> 2024-06-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/44056 A educação física no contexto pandêmico 2024-02-05T09:38:05-03:00 Leia Raquel Almeida [email protected] Karina Pacheco Dohms [email protected] Rubiane Severo Oliva [email protected] <p class="A-Resumo">O presente artigo apresenta uma análise reflexiva acerca da trajetória do componente curricular de educação física (EF) ao longo do período pandêmico até o retorno ao ensino presencial com seus novos percursos na vivência da corporeidade. Teve como objetivos específicos: a) relatar a história de tensionamentos e resiliência na problematização dos aspectos pedagógicos da EF em plena pandemia; e b) averiguar a trajetória do componente curricular de EF frente à situação de distanciamento social e seus desdobramentos. Este estudo de caso, de abordagem qualitativa, analisou documentos de registros pedagógicos e planos de aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, registros e observações a partir das falas dos professores de EF deste segmento, o engajamento dos estudantes nas atividades propostas e os retornos (<em>feedbacks</em>) das famílias, no período de 2020 a 2022. Nesta pesquisa, fica evidente que foram produzidas vivências da corporeidade nas práticas realizadas com os estudantes, fruto de reavaliação constante em cada momento planejado, respeitando seus diferentes tempos, processos e experiências possíveis. Esse movimento tornou possível experimentar outras formas de fazer, pensar e desenvolver a EF dentro das limitações presentes no ensino remoto, priorizando o cuidado com cada estudante, reverberando, assim, outras formas de produzir sentido para a docência.</p> 2024-02-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação