https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/issue/feed Caderno Marista de Educação 2024-02-05T09:38:05-03:00 Roque Corrêa Júnior [email protected] Open Journal Systems <p>O Caderno Marista de Educação, instituído em 2005, no formato impresso, é um periódico científico da Gerência Educacional e está vinculado ao Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades da PUCRS. É editada em plataforma eletrônica [ISSN 1677-9576], sob a direção da Edipucrs, com fluxo contínuo de publicação. Tem como principal foco promover a discussão de temáticas relacionadas à Educação Básica, a saber: formação de professores, currículo, aprendizagem, gestão escolar, tecnologias, inclusão, metodologias e políticas educacionais, bem como outras temáticas que envolvam a educação básica. Os trabalhos aceitos nos idiomas <strong>português</strong> e <strong>espanhol</strong>, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT.</p> https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/44056 A educação física no contexto pandêmico 2024-02-05T09:38:05-03:00 Leia Raquel Almeida [email protected] Karina Pacheco Dohms [email protected] Rubiane Severo Oliva [email protected] <p class="A-Resumo">O presente artigo apresenta uma análise reflexiva acerca da trajetória do componente curricular de educação física (EF) ao longo do período pandêmico até o retorno ao ensino presencial com seus novos percursos na vivência da corporeidade. Teve como objetivos específicos: a) relatar a história de tensionamentos e resiliência na problematização dos aspectos pedagógicos da EF em plena pandemia; e b) averiguar a trajetória do componente curricular de EF frente à situação de distanciamento social e seus desdobramentos. Este estudo de caso, de abordagem qualitativa, analisou documentos de registros pedagógicos e planos de aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, registros e observações a partir das falas dos professores de EF deste segmento, o engajamento dos estudantes nas atividades propostas e os retornos (<em>feedbacks</em>) das famílias, no período de 2020 a 2022. Nesta pesquisa, fica evidente que foram produzidas vivências da corporeidade nas práticas realizadas com os estudantes, fruto de reavaliação constante em cada momento planejado, respeitando seus diferentes tempos, processos e experiências possíveis. Esse movimento tornou possível experimentar outras formas de fazer, pensar e desenvolver a EF dentro das limitações presentes no ensino remoto, priorizando o cuidado com cada estudante, reverberando, assim, outras formas de produzir sentido para a docência.</p> 2024-02-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação