AVALIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO PARQUE AMBIENTAL ENCONTRO DOS RIOS, EM TERESINA, PIAUÍ
Palavras-chave:
Impactos, Piauí, Parque Ambiental Encontro dos Rios.
Resumo
Ao longo do processo de evolução histórica, o ser humano tem explorado os recursos naturais disponíveis no meio ambiente. A partir do século XVIII, com a Revolução Industrial, essa exploração se intensificou e impeliu à natureza uma carga de exploração muito intensa. Neste sentido, os gestores públicos tomaram algumas medidas almejando a manutenção dos recursos naturais. Nesse trabalho, dotado de relevância socioambiental, identificaram-se as transformações ocorridas na região do Parque Ambiental Encontro dos Rios. Este está localizado na cidade de Teresina, Piauí, e foi criado com o objetivo de preservar o meio ambiente e fornecer à sociedade um espaço de lazer. Neste presente estudo procurou-se identificar modificações antrópicas e/ou naturais provocadas ao parque. Para alcançar a proposta deste trabalho, procedeu-se a um levantamento bibliográfico pertinente à questão ambiental e, posteriormente, a investigação in loco da área pesquisada. Constatou-se durante as observações em trabalho de campo que o parque dispõe de infra-estrutura que visa atender a preservação ambiental, bem como o lazer dos visitantes e o turismo. Além disso, possui quiosques e um restaurante flutuante. No tocante ao aspecto ambiental, o parque encontra-se conservado. Entretanto, é importante apontar alguns pontos como a erosão natural provocada pelo rio Parnaíba em sua margem esquerda e também destruição da mata ciliar em ambas as margens do referido curso d’água. Enfatiza-se que toda e qualquer medida ambiental ou econômica deve ser tomada através de um planejamento, abrangendo interesses referentes à conservação dos recursos ambientais, sócio-culturais e econômicos.
Publicado
2012-04-24
Edição
Seção
Artigos
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Biodiversidade Pampeana implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Biodiversidade Pampeana como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Biodiversidade Pampeana o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Biodiversidade Pampeana apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.