ANÁLISE DA ATIVIDADE PESQUEIRA NO RIO URUGUAI MÉDIO, DIANTE DO PANORAMA DA ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DE URUGUAIANA, RS - BRASIL.

Autores

  • Edward Frederico Castro Pessano Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Análise da Atividade Pesqueira

Resumo

RESUMO: Este trabalho consiste em uma investigação sobre a atividade pesqueira na região de Uruguaiana, RS, perante o panorama da Associação de Pescadores Profissionais, realizado num período de sete meses. A associação é uma entidade não representativa, uma vez que a legislação brasileira concede e reconhece apenas uma entidade classista, sendo esta, a Colônia de Pescadores Z9, na região de Uruguaiana. Entretanto a escolha por essa entidade deu-se principalmente em razão de sua ilegitimidade, buscando-se revelar dados referentes ao perfil dos atores sociais integrantes da Associação de Pescadores. O trabalho aborda as relações e a realidade da pesca, salientando a necessidade da elaboração de um novo contrato social em busca da co-gestão dos recursos pesqueiros, envolvendo o Estado e a sociedade, em busca da sustentabilidade.

Biografia do Autor

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa

Biólogo, especialista em Educação Ambiental, pesquisador do Nucleo de Investigações Ciêntificas do Pampa. Area: Zoologia

Downloads

Publicado

2009-04-13

Edição

Seção

Artigos