Do not give up! The importance of mistakes in the process of teaching and learning foreign languages

Keywords: errors and mistakes, learning, teaching, foreign language.

Abstract

This paper aims to highlight the importance of errors and mistakes as an essential part in the process of teaching and learning foreign languages (FL). We understand that, while trying to produce meanings in the foreign language, learners, through some errors and mistakes, can develop the mental structures necessary for the consolidation of the target language. In this way, mistakes can e a strong tool indicator for teachers to assess and also to understand how far learners are in relation to the intended knowledge, according to objectives outlined in learning programs. The theoretical approach that orients our way of thinking is based on the point of view of some theorists, such as: Brito (2014); Corder (1967; 1985), Cavalari (2008); Richards and Rodgers (2004); Silva (2014); Simões (2007), among others. The results have demonstrated that the teacher, as a mediator of knowledge, must have a balanced attitude towards the students’ learning needs in order to help the learners to reach their best in the learning process. So, with this study, we expect that, in Teacher Education, mistakes could not be seen as something negative, but positive and necessary for the development of the student’s communicative competence.

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Author Biographies

Eduardo Dias da Silva, UnB e SEEDF
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB), Mestre pela mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA/UnB) (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), Licenciado em Letras - Língua Francesa e respectiva literatura pela Universidade de Brasília (2006) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) (2015). Supervisor Acadêmico na área de língua francesa do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (2009-2014). Pesquisador dos Grupos CNPq FORPROLL e GIEL, membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). Professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF (2014), ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSob/DF (2014-2015). Diretor fundador do Centro Interescolar de Línguas 01 do Paranoá (CIL Paranoá) de 2016 a 2017, pela mesma Secretaria. Tendo a Didática de Línguas, os Estudos sobre Oralidade em Língua Estrangeira, Teorias Curriculares, Ensino e aprendizagem de LE/L2, Práticas de Leitura, os Estudos sobre Gêneros Discursivos/Textuais, os (Multi)Letramentos e Transculturalidade em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das atividades e interesses de pesquisa e ensino em perspectiva transdisciplinar com a Linguística, a Linguística Aplicada (Crítica), a Literatura, a Educação e ciências afins. 
Romar Souza-Dias, UNEB e UnB
Doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília - UnB. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI. Atua nos cursos de Língua Inglesa/Portuguesa e Literaturas. É também professor de Língua Inglesa do Colégio Estadual Idalice Nunes pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Foi coordenador da área de Língua Inglesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI da UNEB. Foi coordenador do Núcleo de Estudos Canadenses - NEC da Universidade do Estado da Bahia, Campus VI (2007 - 2011) onde se dedicou a questões de inserção social de alunos de classes sociais menos favorecidas através do ensino de Línguas Estrangeiras Inglês e Francês. Desenvolve pesquisas nas áreas de Análise de Discurso Crítica, Linguística Aplicada Crítica, Letramento Racial Crítico, Identidades Sociais e Ensino-Aprendizagem de Línguas e Formação de Professores por uma perspectiva crítica.
Juscelino Francisco do Nascimento, UFPI e UnB
Possui graduação em Letras/Inglês (2010) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Letras/Português-Espanhol (2013) pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus; Especialização em Docência para o Ensino Superior (2012) pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM) e em Libras (2014) pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED) e Mestrado em Letras - Área de Concentração em Estudos de Linguagem (2014) pela UFPI. É pesquisador do Grupo de Pesquisa (Socio)Linguística, Letramentos Múltiplos e Educação (SOLEDUC/UnB), membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Escola e Sociedade (LES/UFPI), do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (GECAL/UnB) e do Núcleo de Pesquisa de Ensino do Português (NUPEP/UFPI). Atualmente, é Doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB) e Professor e Tutor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI). Tem experiência na área de Linguística e Língua Inglesa, com ênfase em Sociolinguística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: oralidade, letramento, etnografia, educação do campo, leitura e escrita, Estágios Obrigatórios, Libras e ensino de língua inglesa instrumental

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Published
2018-09-19
How to Cite
Silva, E. D. da, Souza-Dias, R., & Nascimento, J. F. do. (2018). Do not give up! The importance of mistakes in the process of teaching and learning foreign languages. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 9(1), 244-253. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31053
Section
Article