Formação e prática docente na Educação Infantil: da escolha profissional à práxis reflexiva em diferentes contextos educacionais
Palavras-chave:
Infância. Educação Infantil. Formação Docente.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar a trajetória da infância, da Educação Infantil e da profissão docente, e como se configura a realidade deste profissional hoje. Ao refletir sobre a historicidade da visão de infância, é possível compreender como e por quais motivos se inicia a escolarização infantil com enfoque institucional. Além da preocupação em desvelar o significado sócio-histórico de criança, há o interesse em analisar o surgimento da profissão docente voltada a esta área de ensino, e como se formam e atuam os profissionais de Educação Infantil. Utilizando a revisão bibliográfica e pesquisa através de questionários, é possível estreitar a teoria com a prática e verificar quais fatores influem na formação e prática do profissional em atividade, a fim de fazer uma análise crítica-reflexiva sobre a profissão.Downloads
Como Citar
Gomes, J. A. (2011). Formação e prática docente na Educação Infantil: da escolha profissional à práxis reflexiva em diferentes contextos educacionais. Revista Da Graduação, 4(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/graduacao/article/view/8566
Edição
Seção
Faculdade de Educação