EDUCAÇÃO PRISIONAL: PERSPECTIVAS, EXPECTATIVAS E DESAFIOS PARA A REINSERÇÃO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE

Autores

  • Francine Fachini EDIPUCRS

Palavras-chave:

Educação prisional. Educadores intramuros. Reeducandos. Reinserção social. Privação de liberdade.

Resumo

O presente trabalho tem a intenção de tecer reflexões sobre o papel da escola no espaço prisional, buscando compreender como educadores intramuros a percebem e trabalham para melhorar a educação e a expectativa de uma vida melhor, dos indivíduos em situação de privação de liberdade. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, que utilizou a técnica de análise de conteúdo, tendo como sujeitos, três educadores intramuros da escola situada na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Como instrumentos para realização dos procedimentos metodológicos foram utilizados para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas e para conhecer o ambiente escolar foi realizada uma observação. O estudo buscou contextualizar a realidade encontrada na escola intramuros juntamente com os referenciais teóricos utilizados. Sendo assim, foi possível compreender de forma mais clara o processo de reinserção deste indivíduo na sociedade com a contribuição da educação. Como resultados conclui-se que apesar da educação ser considerada como um direito de todos, estejam eles privados ou não de sua liberdade, e que mesmo que a educação desempenhe um papel essencial na formação do ser humano, ela não deve ser considerada a única responsável por reinserir este indivíduo na sociedade. A educação é um instrumento fundamental e indispensável neste processo, assim como destacado pelas educadoras intramuros entrevistadas, mas não deve ser responsabilizada singularmente por este indivíduo, mas que, assim como a escola desempenha seu papel, o Estado deve assegurar a educação e a sociedade deve desempenhar um papel solidário auxiliando a reinserção deste indivíduo na sociedade. 

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Publicado

2015-11-09

Como Citar

Fachini, F. (2015). EDUCAÇÃO PRISIONAL: PERSPECTIVAS, EXPECTATIVAS E DESAFIOS PARA A REINSERÇÃO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE. Revista Da Graduação, 8(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/graduacao/article/view/22377

Edição

Seção

Faculdade de Educação