O IMPACTO E A EFICIÊNCIA DAS CAMPANHAS DE MARKETING DOS PATROCINADORES DA COPA DO MUNDO DE 2014, NO BRASIL

Autores

  • Caio Duarte de Faria EDIPUCRS

Palavras-chave:

Campanha de Marketing. Copa do Mundo da FIFA, Marca, Patrocinadores.

Resumo

Quando é época de Copa do Mundo, que se realiza de quatro em quatro anos, desde 1930(com exceção dos anos de 1942 e 1946 devido a II guerra mundial), as publicidades dosgovernos e das grandes organizações necessitam estar preparadas para divulgar e fazer partedesse grande acontecimento mundial. São lindas imagens de novos estádios, pontos turísticose belezas naturais desvendando o que o país-sede tem de melhor. Porém, não são todas asempresas que podem participar da publicidade, pois há os parceiros FIFA (patrocinadoresfixos em qualquer competição), os patrocinadores internacionais específicos da Copa e ospatrocinadores nacionais do país-sede. Este estudo tem o objetivo principal de analisar oimpacto e a eficiência das campanhas de marketing dos patrocinadores da Copa do Mundo de2014, no Brasil. O método é bibliográfico e pesquisa de campo quantitativa, envolvendo 160jovens estudantes universitários de faixa etária entre 18 e 30 anos. O referencial bibliográficofoi embasado em autores de livros, revistas, artigos e fontes eletrônicas; e, a pesquisa decampo foi realizada no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul –PUCRS e num shopping da cidade de Porto Alegre. Concluiu-se que não houve eficiênciasatisfatória de propagandas do governo e grandes organizações, para a Copa do Mundo de2014 no Brasil, ou não suficientemente divulgada a apresentação de seus produtos. Portanto, oresultado das entrevistas, pode-se notar que apenas seis (de doze) empresas foram citadascorretamente como patrocinadores da Copa: Visa, Adidas (que são parceiros da FIFA fixo),Sony, Hyundai / Kia, McDonald’s, como um patrocinador internacional do torneio, assimcomo a Liberty Seguros como apoiador nacional.

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Publicado

2015-05-18

Como Citar

Duarte de Faria, C. (2015). O IMPACTO E A EFICIÊNCIA DAS CAMPANHAS DE MARKETING DOS PATROCINADORES DA COPA DO MUNDO DE 2014, NO BRASIL. Revista Da Graduação, 8(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/graduacao/article/view/20740

Edição

Seção

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia