AVALIAÇÃO DE USABILIDADE E DE IMPACTO COGNITIVO DE UMA APLICAÇÃO BASEADA EM ÁUDIO PARA A NAVEGAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palavras-chave:
Videojogos. Usabilidade. Impacto Cognitivo. Deficientes visuais.Resumo
O objetivo geral deste trabalho é elaborar uma metodologia de avaliação de videojogos, que sejam direcionados a usuários com deficiência visual e que tenham como propósito apoiar o desenvolvimento de habilidades de navegação (de orientação e mobilidade).Apresentamos neste trabalho o referencial teórico utilizado para aprofundar os conhecimentos sobre o assunto e para criar a metodologia de avaliação.Para validar a metodologia, foi escolhido o aplicativo mAbES - Mobile Audio-Based Navigation Using Virtual Environments, que representa o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS – MCT/PUCRS.Para validar se há alteração nas habilidades de Orientação e Mobilidade dos usuários, foram realizadas sessões de testes onde os usuários utilizaram o aplicativo e foram ao museu da PUCRS. Depois fizeram maquetes representando o ambiente real e virtual, que foram utilizadas como apoio à avaliação de impacto cognitivo.A avaliação de usabilidade foi feita com usuários especialistas em usabilidade e em videojogos e com usuários finais da aplicação, que são usuários com deficiência visual. Ainda, na avaliação com usuários finais, houve Subgrupos que se diferenciaram conforme a proposta de uso do mAbES.Downloads
Publicado
2015-05-18
Como Citar
Damasio, J., & Inacio, T. (2015). AVALIAÇÃO DE USABILIDADE E DE IMPACTO COGNITIVO DE UMA APLICAÇÃO BASEADA EM ÁUDIO PARA A NAVEGAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Da Graduação, 8(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/graduacao/article/view/20732
Edição
Seção
Faculdade de Informática