A BANALIZAÇÃO DE CONCEITOS ORIUNDOS DA TERMINOLOGIA VISTA COMO UM RECURSO DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Terminologia. Banalização terminológica. Fichas terminológicas. Linguística de Corpus.Resumo
Este trabalho visa apresentar o desenvolvimento de um fichário, em língua portuguesa, sobre a área da Terminologia, para consulta por alunos de Letras iniciantes nos estudos terminológicos, tendo em vista a complexidade desse discurso especializado. A partir do distanciamento ocasionado por níveis de linguagem diferentes, ou seja, o discurso meta-científico da área e o aluno leigo/semileigo, pretende-se desterminologizar conceitos-chave da Terminologia através de fichas terminológicas (instrumentos essenciais na organização de qualquer produto terminográfico), vistas como um texto banalizado, no intuito de serem usadas como recursos de aprendizagem. O conceito de banalização terminológica, bem como a abordagem funcional da Terminologia serviram de base para a construção das fichas. A metodologia da Linguística de Corpus sustentou a prossecução do trabalho, no que concerne ao processamento dos dados linguísticos. Via WordSmith Tools (software utilizado mundialmente por estudantes, professores e pesquisadores interessados em linguagem, nas mais diversas áreas), extraímos do nosso córpus de estudo os dez termos mais relevantes da Terminologia para serem descritos nas fichas. A partir da descrição do termo, criamos um texto ponte entre aqueles diferentes níveis de especialização. As fichas e as informações nelas contidas, também foram organizadas em forma de verbete a fim de elucidar como seriam apresentados esses conceitos em uma possível obra de consulta sobre Terminologia.Downloads
Publicado
2015-05-18
Como Citar
ZAMBRANO ROLLSING, L. (2015). A BANALIZAÇÃO DE CONCEITOS ORIUNDOS DA TERMINOLOGIA VISTA COMO UM RECURSO DE APRENDIZAGEM. Revista Da Graduação, 8(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/graduacao/article/view/20729
Edição
Seção
Faculdade de Letras