ANÁLISE DE CRÔNICAS JORNALÍSTICAS, SOB A ÓTICA DATEORIA DA RELEVÂNCIA, DE SPERBER E WILSON, EM ATIVIDADES DE LEITURA DISPONÍVEIS EM LIVROS DIDÁTICOS
Palavras-chave:
Processos inferenciais, Teoria da Relevância, interpretação, crônicas jornalísticas e livros didáticos.Resumo
A análise da construção de processos inferenciais na interpretação de crônicas jornalísticas é o tema desta monografia. Justifica-se essa escolha pelo fato de que é visível, principalmente no que se refere aos brasileiros, que a leitura e a interpretação não têm sido processos eficazes, o que é perceptível desde a escola, a partir das atividades que são direcionadas aos estudantes, nos livros didáticos, para o desenvolvimento de tais habilidades. O objetivo é examinar, com base na Teoria da Relevância (Sperber e Wilson, 1995), se os processos inferenciais lógico-cognitivos são considerados em atividades escolares de leitura e interpretação de crônicas jornalísticas, textos altamente dependentes de contexto para a compreensão, que constituem a base do nosso objeto de análise. No que se refere aos resultados, é possível observar, através do estudo realizado, que a maioria das atividades depende apenas da reprodução de ideias apresentadas pelo autor e da opinião individualizada dos estudantes, ou servem para explorar aspectos gramaticais da língua, não levando em conta o raciocínio necessário à realização de uma leitura significativa.