HIPERTEXTUALIDADE NO JORNALISMO: a utilização do vínculo eletrônico nos webjornais Zero Hora, El País, Terra Brasil e Terra España na cobertura das eleições venezuelanas
Palavras-chave:
Hipertexto. Hipermídia. Jornalismo digital. Webjornalismo. Hyperlink.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo avaliar os aspectos hipertextuais dos webjornais Zero Hora, El País, Terra Brasil e Terra España. A pesquisa se baseia numa análise de conteúdo da presença de hyperlinks no material jornalístico produzido na cobertura das eleições venezuelanas durante o período de 9 a 15 de abril de 2013 nestes quatro veículos. Compõem o estudo não apenas a identificação da existência dos elos, mas também seus redirecionamentos, de modo a comprovar se os webjornais permitem uma experiência de leitura hipertextual aos leitores. A partir do levantamento e classificação dos hyperlinks, é possível discutir se houve mudanças no tratamento da notícia no ambiente digital, ou se é mantida a lógica da comunicação em massa e domínio da informação pelas empresas de comunicação, negando a estrutura baseada no compartilhamento de dados, essência da WorldWide Web. A pesquisa também verifica se existem semelhanças na forma de utilização dos vínculos por esses webjornais conforme sua origem ou nacionalidade, identificando um padrão de comportamento ou distinção entre aqueles relacionados a suportes impressos e aqueles originados dentro da WorldWide Web. O trabalho dá especial atenção à narrativa hipertextual e à conexão com conteúdos externos que garantem ao leitor a possibilidade de autonomia na construção de sua leitura.