A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
Palavras-chave:
Língua portuguesa. Português como língua adicional. Formação de professores.Resumo
Este trabalho tem como objetivo descobrir quais são as principais características e os conhecimentos necessários ao profissional de Letras que pretende trabalhar na área de português para estrangeiros. A pesquisa contextualiza a situação da língua portuguesa no mundo atual e busca traçar uma trajetória que permita a compreensão dos motivos que levaram ao crescimento do interesse pela língua portuguesa nos últimos anos. Foram levantadas hipóteses baseadas na experiência do pesquisador com alunos em intercâmbio acadêmico na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Apresentamos o posicionamento de teóricos acerca tanto da formação técnica quando da formação humana desse profissional de português como língua adicional (PLA). Para aplicar o resultado desse posicionamento, elaboramos um questionário que foi respondido por um grupo de professores da Faculdade de Letras da PUCRS e pelos alunos em intercâmbio acadêmico na PUCRS durante o semestre de 2013/1, matriculados na disciplina de Português para Estrangeiros. Ao comparar os resultados da pesquisa bibliográfica com os resultados obtidos a partir dos questionários, pudemos considerar a consciência cultural, os conhecimentos sobre a língua dos alunos, sobre Linguística e sobre as teorias da aquisição da linguagem como hipóteses corroboradas por esta pesquisa. A última hipótese, contudo, em relação à importância de o professor de PLA conhecer tanto a variante europeia quanto a variante brasileira do português não encontrou respaldo nem nos autores consultados nem nos resultados obtidos com os questionários, o que nos faz considerá-la uma hipótese não corroborada por esta pesquisa.