ANÁLISE DO POTENCIAL IMPORTADOR DO MERCADO JAPONÊS PARA OS VINHOS TINTOS FINOS DA REGIÃO DA SERRA GAÚCHA
Palavras-chave:
Seleção de mercado, Atratividade, Análise SWOT, Japão, Vinhos tintos finos,Resumo
Nos últimos anos, o mercado viticultor brasileiro tem investido no mercado externo, aumentando suas exportações para diversos países. Esse comportamento tem o impulso do projeto Wines of Brasil que fornece apoio às empresas do setor viticultor através da promoção do vinho brasileiro no exterior. Até o presente momento, esse projeto tem focado seus esforços em países considerados prioritários. Entretanto, com o bom resultado que se tem verificado nesses países, somado ao reconhecimento crescente que os vinhos brasileiros têm recebido internacionalmente, a procura por novos mercados é um tópico que necessita a atenção desse setor. Focando-se na maior região viticultora do Brasil, a região da Serra Gaúcha, o presente artigo promove uma análise do mercado japonês para os vinhos tintos finos, a fim de se verificar o potencial importador desse país para o produto proveniente dessa região brasileira. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, utilizando-se tanto dados secundários de caráter governamental, como dados primários, estes últimos obtidos a partir da aplicação das entrevistas. Através dos mesmos, buscou-se delinear as oportunidades e ameaças do mercado japonês para os vinhos tintos finos, valendo-se da análise SWOT, o que possibilitou identificar a percepção do Japão para o vinho tinto fino brasileiro e os hábitos de consumo desse mercado e verificar a percepção do vinho proveniente do Vale dos Vinhedos pelo Japão, além de analisar o transporte dessas importações. Assim, com os resultados obtidos, constatou-se que o Japão possui potencial importador para os vinhos tintos finos da Serra Gaúcha; contudo, faz-se preciso o apoio do projeto citado para a promoção e consolidação do produto no mercado japonês.