FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE E PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Cibele Neme Costa Mariani EDIPUCRS

Palavras-chave:

fracasso escolar, transdisciplinaridade, problematização, educação

Resumo

Este artigo discute a produção do chamado "fracasso escolar", dando visibilidade a outras instâncias além das relações explicativas de causa-consequência. O resultado da avaliação do aluno o tem posicionado hierarquicamente na escola, sendo parte constituinte de sua forma de compreender o mundo e a vida. Por isso, intenta-se neste trabalho a problematização dos modos instituídos de pensar e debater as dificuldades, abordando dimensões transdisciplinares que compõem a relação com o saber. Através dos diversos diálogos surgem possibilidades de potencializar aquilo que o fracasso escolar pode desvelar, construindo formas de pensar e transformar com a diferença.

Biografia do Autor

Cibele Neme Costa Mariani, EDIPUCRS

Gilbertto Keller

Downloads

Publicado

2013-05-31

Como Citar

Neme Costa Mariani, C. (2013). FRACASSO ESCOLAR: ANÁLISE E PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO. Revista Da Graduação, 6(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/graduacao/article/view/13782

Edição

Seção

Faculdade de Psicologia