PROGRAMA “UMA NOITE NO MUSEU”: Reflexões e análise de depoimentos de participantes

Autores

  • Vanessa Martins de Souza EDIPUCRS

Palavras-chave:

Museu de Ciências. Análise Textual Discursiva. Ações não formais de ensino. “Uma Noite no Museu”

Resumo

O presente trabalho apresenta a experiência de um grupo de professores e alunos que participaram do Programa “Uma Noite no Museu”, no espaço do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT/PUCRS), sob a organização de licenciandas-bolsistas e professores das Faculdades de Biociências, Física, Matemática e Química da PUCRS. Essa ação integrou o Projeto Interação Museu-Escola-Formação de Professores-Comunidade: ações de popularização da Ciência e acompanhamento e avaliação do nível de alfabetização científica e tecnológica, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que visava à implementação de um processo de popularização da ciência, acompanhado da avaliação do nível de alfabetização científica e tecnológica de professores e alunos da Educação Básica de municípios do Rio Grande do Sul. As atividades realizadas durante o Programa seguiram uma proposta multidisciplinar, aproveitando o intercâmbio entre as várias áreas de conhecimento que um museu de ciências, assim como outros espaços não-formais de ensino, pode proporcionar. Durante a realização do programa foram coletadas entrevistas com os participantes, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, visando à compreensão das ações desempenhadas, expressas em forma de textos.

Biografia do Autor

Vanessa Martins de Souza, EDIPUCRS

Gilbertto Keller

Downloads

Como Citar

Martins de Souza, V. (2012). PROGRAMA “UMA NOITE NO MUSEU”: Reflexões e análise de depoimentos de participantes. Revista Da Graduação, 5(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/graduacao/article/view/11423

Edição

Seção

Faculdade de Matemática