ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Desafios e perspectivas
Palavras-chave:
Ensino Religioso. Professores. Formação. Educação. Transcendente.Resumo
O presente trabalho se constitui de um estudo qualitativo descritivo e consiste numa reflexão sobre o desenvolvimento do Ensino Religioso nas Séries Iniciais em cinco Escolas Públicas no Município de Uruguaiana. O mesmo tem o objetivo de analisar a importância, a compreensão e a metodologia que os professores dos cinco Anos Iniciais (1° ao 5° ano) têm do Ensino Religioso na suas práticas em sala de aula. Para a realização desta pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas e observações direta. Os dados foram analisados através da técnica de analise de conteúdo proposta por Bardin (1977) surgindo as seguintes categorias: Conhecimento empírico, ausência de orientação e fragilidade nos objetivos: fatores que interferem no trabalho do Ensino Religioso no Ensino Fundamental I, e Qualificar relações, sensibilizar para a Espiritualidade e valorizar a oração: marcas do trabalho pedagógico com o Ensino Religioso nos Anos Iniciais. Pela análise realizada foi possível observar que as lacunas atuais são conseqüência do passado. Historicamente o Ensino Religioso nas Escolas Públicas do nosso país passou por relações de poder e tinha-se o intuito de catequizar, disciplinar, doutrinar e conduzir valores condizentes a mesma fé que estava no poder. Com o surgimento da lei 9475/97 e da nova redação do Artigo 33, deixou de ser confessional, exigindo uma radical transformação no modo de pensar e compreender o Ensino Religioso. Com esta abertura ficou muito a desejar a formação do docente nesta área. Em síntese a pesquisa reafirma que o assunto pesquisado é reconhecido e comprovado por vários autores ser de grande valia para o educando do Ensino fundamental, contudo falta objetividade para desenvolvê-lo na comunidade escolar.Downloads
Publicado
2012-05-28
Como Citar
De Oliveira, A. C. (2012). ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Desafios e perspectivas. Revista Da Graduação, 5(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/graduacao/article/view/11398
Edição
Seção
Faculdade de Administração, Contabilidade e Informática - Campus Uruguaiana